

fonte www.mppi.mp.br
Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Os promotores de Justiça Jorge Pessoa e Gabriela Santana participaram ontem (25) e hoje (26) da I Oficina Regional sobre Folhas de Pagamento do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI). O evento aconteceu no auditório da sede da Câmara Municipal de São Raimundo Nonato.
O Ministério Público do Piauí, por meio do Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (Cacop), e o TCE do Piauí firmaram parceria para coibir acúmulos ilegais de cargos públicos, a participação irregular de servidores públicos em programas de transferência de rendas e o exercício incompatível de atividades empresariais por servidores públicos.
Gestores públicos e promotores de Justiça de 25 municípios da regional de São Raimundo Nonato foram convidados a participar do encontro. Durante a primeira parte da programação, foram realizadas apresentações sobre temas e ocorrências encontradas pelo TCE. Entre os assuntos tratados, estiveram: a gestão de folha de pagamento, o acúmulo de cargos, a prestação de contas e a previdência pública no Piauí. Por último, os representantes do TCE apresentaram propostas para solucionar as ocorrências encontradas.
O promotor Jorge Pessoa, coordenador do Cacop, falou, na abertura do evento, sobre a necessidade de uma atuação mais profissional na gestão de municípios, principalmente quanto à folha de pagamento.
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Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Durante o período de de quatro dias, 53 brigadistas das cidades de Campo Maior, Coivaras, Nossa Senhora de Nazaré e Jatobá do Piauí, estão recebendo treinamento de combate a incêndios.
O treinamento é realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o Corpo de Bombeiros, e se iniciou nessa segunda-feira (25), aonde se estenderá até a quarta-feira (28), sendo realizadas no auditório do Instituto Federal do Piauí (IFPI) de Campo Maior.
Campo Maior é cidade polo do Território dos Carnaubais, onde está localizada a unidade de conservação Estadual da Serra do Santo Antônio. As Instruções florestais visam a prevenção de incêndios e a preservação ambiental.
Os participantes também estão aprendendo a se comportar de maneira segura e a utilizar equipamentos de segurança necessários na hora de combater o fogo.
O coordenador de Prevenção e Combate a incêndios da Semarh, Shandallye Araújo, destacou que a ação Campo Maior é completa, inclusive com atividades físicas. “Todos os brigadistas terminarão o treinamento entendendo o mínimo necessário para atuar em todos os biomas do Piauí, principalmente em relação à caatinga", frisa Araújo.
A Semarh e o Corpo de Bombeiros também realizaram atividade preventiva de educação ambiental para 113 estudantes e 9 professores da Escola Municipal Tertuliano Pereira, em Jatobá do Piauí. O trabalho de educação florestal preventivo nas escolas leva o conhecimento do uso do fogo e suas consequências.
O próximo treinamento de brigadistas florestais será realizado nos municípios de Amarante (sede), Francisco Ayres, Monsenhor Gil, Palmerais e Hugo Napoleão, na região do Médio Parnaíba.
fonte www.campomaioremfoco.com.br
O Núcleo de Apoio às Secretarias das Unidades Judiciárias no 1º Grau de Jurisdição-NASEC, criado pela Corregedoria Geral da Justiça do Piauí (CGJ-PI), movimentou, apenas no mês de fevereiro de 2024, 13.680 (treze mil, seiscentos e oitenta) processos, garantindo a baixa processual de 681 (seiscentos e oitenta e uma) ações.
De acordo com o relatório publicado, em 01 ano (de fevereiro de 2023 a fevereiro de 2024), a ferramenta movimentou 173.222 (cento e setenta e três mil, duzentos e vinte e dois) processos.
“O NASEC é um Núcleo de Apoio criado pela Corregedoria que vem, mês a mês, mostrando os seus grandes resultados que impactam diretamente na celeridade do Judiciário piauiense de 1º Grau. Uma equipe ativa, bastante engajada e que não mede esforços para oferecer uma Justiça mais dinâmica e satisfatória aos jurisdicionados das unidades em que atua”, afirma o corregedor-geral da Justiça piauiense, desembargador Olímpio José Passos Galvão.
Segundo o relatório publicado, o NASEC movimentou, apenas no 2° semestre de 2023, 77.548 (setenta e sete mil, quinhentas e quarenta e oito) processos.
“Para conseguir efetivar nosso trabalho, o diálogo interno da equipe é essencial, bem como o diálogo com as Secretarias, em que, através de estratégias e conciliações de atividades, conseguimos possibilitar uma tramitação mais célere das ações, o que traz grandes benefícios ao jurisdicionado e à sociedade piauiense”, afirma o gestor do Núcleo, Pedro Cazuza.
Nesta terça-feira (26) o diretor em exercício da EJUD, desembargador José James Gomes Pereira, recebeu em seu gabinete, no TJ-PI, o secretário de educação do estado do Piauí, Washington Bandeira, a coordenadora do NUJUR e juíza de direito, Maria Luiza Freitas e a superintendente da EJUD, Germana Leal, para tratar sobre um Acordo de Cooperação Técnica entre TJ-PI, EJUD, CGJ-PI e SEDUC-PI que visa garantir a implantação e expansão da Política Pública de Justiça Restaurativa, nos moldes determinados pela Resolução do CNJ 225/2016 nas Unidades Escolares Estaduais do Piauí.
O Acordo propõe a implantação e execução regular de círculos de diálogos e construção de paz e demais práticas restaurativas no ambiente escolar, em situações de conflito, através dos Núcleos de Justiça Restaurativa instalados na Comarca onde estas escolas se situam.
Na oportunidade, a comitiva conheceu as novas instalações da EJUD, recém inaugurada neste mês de março.
A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Produção Agropecuária (SEMP) retomou as atividades com a Usina de Compostagem e para isso realizou um Termo de cooperação técnica com a empresa “Waste Reverse”. Parceria com uma empresa privada especializada em soluções ambientais, junto com a concessionária de Água e Esgoto do município (ÁGUAS DE TERESINA/AEGEA) na destinação correta de seus resíduos de Esgoto.
Em contrapartida, a Usina vai funcionar com a oferta dos compostos orgânicos para os pequenos agricultores que darão uma destinação correta dos resíduos das podas e roçagens otimizando o processo atual e reduzindo os custos da Prefeitura e espaço do aterro sanitário.
Conforme o secretário da SEMP, Paulo Roberto da Iluminação, é de suma importância o reativamento da Usina. “Essa parceria vai permitir que o grande volume de materiais orgânicos que seria descartado poluindo o meio ambiente, possa ser reaproveitado, incentivando uma atividade comercial e a produção orgânica no nosso município que ainda é muito pequena. E ainda vamos atender as hortas comunitárias e campos agrícolas cadastradas no programa”, disse o gestor.
Com essa iniciativa, a economia ganha força, permitindo que o ciclo correto de produção e aproveitamento de recursos se estabeleça. E além disso, podemos desenvolver ações voltadas a sustentabilidade, destacando-se pelo avanço da cobertura de esgotamento sanitário e a destinação correta de seus resíduos. Otimizando os espaços dos aterros sanitários que poderão ser utilizados para os demais compostos, destacou o secretário.
A Semp abrirá o processo de licitação para aquisição de sementes e de adubos que vai ajudar muito o pequeno produtor. Outro projeto desenvolvido, será o aproveitamento do lodo que fica nos reservatórios de água, poderá ser destinado para aterros sanitário, incinerador, agricultura, construção civil e reúso em indústria (como matéria prima).
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, realizou na tarde desta terça-feira (26) uma vistoria na obra da construção do Mercadão das Mulheres no bairro Parque Brasil, na zona Norte de Teresina.
O novo mercado possui um investimento de mais de R$6 milhões de reais, oriundos de uma operação de crédito junto ao Banco do Brasil, que serão aplicados em uma nova estrutura que abrange cerca de 78 boxes, sendo 13 de artesanato, 58 de lanchonete e 7 de salão de beleza. Além disso, serão incluídas 180 barracas móveis, bloco de banheiro, bloco administrativo, sala multiuso e sala de administração.
Fotos: Lucas Dias/Semcom
As empreendedoras que trabalham no local ofertam serviços de artesanato, venda de frutas e verduras, salão de beleza, comércio de roupas e produtos, atividades que serão potencializadas com a nova estrutura que será localizada na avenida Ester Neiva Ferraz, em uma área de construção de 2.572,22m² que vai atender mais de 240 mulheres.
O prefeito Dr. Pessoa destacou que está solicitando junto a construtora responsável pela obra mais celeridade para que o mercado possa ser entregue ainda no primeiro semestre deste ano.
“É uma obra que vai mudar a vida de centenas de mulheres e estamos buscando acelerar a obra, para que seja concluída o mais rápido possível e assim essas mulheres possam trabalhar em um local de primeira qualidade”, afirmou.
O superintendente Welton Bandeira, da Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Norte, pasta responsável pela execução da obra
“A obra está 40% concluída e queremos a conclusão ainda no primeiro semestre. A gente espera conseguir essa antecipação, pois mulheres trabalhadoras, que sustentam as suas famílias e movimentam a economia da região que serão beneficiadas. Vamos fazer tudo o que for possível”, ressaltou.
A coordenadora do Mercadão das Mulheres, Cláudia Lira conta que acompanhar a construção do mercado é a realização de um sonho coletivo.
“Era um sonho impossível, e a prefeitura está tornando realidade. Tínhamos uma situação precária e ver o mercado sendo construído, com todo o aparato que nós mulheres precisamos, é muito gratificante”, concluiu.
A polícia relatou que o suspeito atuava no ramo imobiliário com a promessa de construção de imóveis
A Polícia Civil do Piauí prendeu preventivamente um homem, identificado pelas iniciais M. Dos S. P., de 43 anos, suspeito de aplicar golpes em diversos estados da federação. A prisão ocorreu na cidade de Luis Correia nesta segunda-feira (25). Segundo a delegada Amanda Bezerra, o estelionatário atuava no ramo de construção civil com a promessa de construir imóveis que nunca saiam do papel.
"Todos os golpes eram relacionados a construção civil. Ele alegava que iria construir os imóveis e sequer colocava os alicerces. Recebia quantia em valores e mudava constantemente de endereço, o que dificultava a sua localização. Hoje pela manhã cumprimos mandado de busca e apreensão na residência dele onde foram apreendidos uma série de contratos relacionados as empresas", explica a delegada.
As investigações apontaram que o homem aplicou golpes em diversos estados do Brasil, com vítimas encontradas no Piauí, Maranhão, Alagoas, Tocantins entre outros estados, possuindo no mínimo, cinco pessoas jurídicas diversas que utiliza para a prática dos golpes.
Ele foi encaminhado para delegacia da região e fica à disposição da justiça. A Polícia Civil alegou que a divulgação da foto do suspeito ocorreu para que outras vítimas, que se sentiram lesadas, possam ser identificadas.
Fonte: Portal A10+
A carga foi furtada pelo próprio motorista da carreta quando era transportada de Teresina a Pernambuco
Um homem, identificado pelas iniciais J.W da S.R, de 41 anos, foi preso com cerca de 66 toneladas de massa de milho nesta terça-feira (26), na cidade de Serra Talhada, em Pernambuco. Segundo a Polícia Civil, a carga foi furtada em Teresina de uma empresa de alimentos.
De acordo com o Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), a carga foi roubada no dia 15 de março. O suspeito levava os alimentos de Teresina a Pernambuco e, no caminho, ele desviava a carga e trocava a placa do veículo e se dirigia a uma delegacia para registrar um boletim de ocorrência.
"O acusado possui envolvimento direto com os desvios e roubos de cargas em Teresina. Ele carregava a carga na empresa e, depois de sair do local, seguia em direção ao destino correto para a entrega da carga. No entanto, durante o percurso, ele trocava a placa do veículo por uma placa falsa, encaminhando a carga para um destino diferente. Após redirecionar a carga e a entrega para um receptador, o acusado se dirigia até uma delegacia da Polícia Civil, geralmente no estado para onde a carga estava destinada, e registrava falsamente um boletim de ocorrência, alegando ter sido vítima de um roubo," disse o delegado Charles Pessoa.
Com o suspeito foi encontrado algumas placas de veículos, que eram usadas durante os roubos as empresas. O motorista da carreta era investigado por falsificação de documentos e adulteração de sinal identificador do veículo. Ele também responde pelos crimes de tráfico de drogas, receptação e outros delitos.
Após a prisão, a carga foi devolvida à vítima e o suspeito foi encaminhado para a delegacia.
Fonte: Portal A10+
Foto: Ascom Alepi
O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira (26), o Indicativo de Projeto de Lei 01/24, que propõe a redução da alíquota do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para micro-ônibus, de 2,5% para 1%. A matéria será enviada ao Poder Executivo, que pode acatar a sugestão e transformá-la em projeto lei.
“As vans têm transportado diariamente centenas de milhares de pessoas, especialmente no interior do estado, haja vista que o preço do ônibus intermunicipal está um absurdo. A gente quer de fato fortalecer o sistema alternativo”, disse o autor da proposta, vice-presidente da Casa, , deputado Evaldo Gomes (Solidariedade), durante a votação da matéria na Comissão de Constituição e Justiça.
Na justificativa do indicativo, o parlamentar destacou que outros estados já adotaram a medida. “É possível equilibrar a arrecadação tributária com a promoção do desenvolvimento econômico e social, incentivando a renovação da frota de transporte coletivo e contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população”, defendeu.
Evaldo ressaltou que o preço da passagem de ônibus intermunicipais está muito alto e a população tem sofrido na pele a cobrança desse valor exorbitante do preço das passagens. “A gente tem a iniciativa de pedir ao governador, a redução desses impostos, como forma de incentivar mais pessoas a entrarem nesse setor tão importante e que traz um benefício significativo para a população piauiense”, afirmou.
Segundo ele, a taxa do IPVA para micro-ônibus é significativamente elevada e que dificulta a manutenção e operação desses veículos, principalmente para pequenas empresas e empreendedores individuais que dependem do transporte coletivo para suas atividades comerciais.
Foto: Prefeitura de Alvorada do Gurgueia
Por Roberto Araujo
Um leilão promovido pela prefeitura de Alvorada do Gurgueia, cidade que fica localizada a 510 km de Teresina, e que estava marcado para esta terça-feira (26) foi suspenso após uma decisão judicial da Vara Única da Comarca de Cristino Castro. A decisão se deu após ação do Ministério Público que questionou os valores dos produtos que estavam sendo leiloados.
De acordo com o promotor de Justiça Roberto Monteiro Carvalho, o que causou estranhamento foi a grande diferença entre os valores de avaliação dos veículos indicados pelo município como "inservíveis" e os valores médios que os veículos possuem no mercado. De acordo com ele, um dos veículos estava sendo ofertado com preço inicial com valor menor que a metade do preço de mercado.
"A gente notou descompasso no valor avaliado desses bens, e eles não encaminharam pra gente como chegaram a esses valores para avaliação, não disseram qual seria a avaliação para chegar naquele valor, muito baixo. (...) tinha um carro que eu me lembro, um Fiat Toro, era a diesel, ano 2017, estava sendo vendida a avaliação foi de R$ 35 mil, quando no mercado é bem mais que o dobro disso", disse ao portal.
Ainda segundo o promotor, a suspensão se deu porque o município não apresentou os critérios levados em conta para a adoção dos preços dos veículos, detalhando a avaliação oficial completa dos bens a serem vendidos, bem como o atual estado de conservação de cada um.
"Como o leilão seria hoje por volta de 10 horas e a prefeitura não encaminhou a documentação comprobatória, a gente entrou com medida pra que a Justiça suspendesse o leilão e também que o município apresente esse procedimento integral do leilão. Vão ter que mandar todo o procedimento administrativo pra analisar como eles chegaram a esses valores", citou.
De acordo com o leiloeiro responsável, Sérgio Roberto, o leilão foi suspenso, mas poderá ser remarcado após os devidos esclarecimentos serem apresentados pelo município. No entanto, segundo ele, não há irregularidades nos preços estabelecidos pela prefeitura porque o preço inicial não consiste no mesmo preço que ocorrerá a comercialização.
"O preço inicial nunca é o preço de venda. Se você abrir qualquer leilão no mundo, o preço começa baixo, aquele preço estipulado não é de venda, é o inicial. Quem vai dar o valor final é o mercado. Às vezes a coisa sai por mil, chega a 5, 10 mil", argumentou ao portal.