quarta-feira, 25 de junho de 2025

Rafael Fonteles promove 437 oficiais durante celebração pelos 190 anos da PM-PI

 A Polícia Militar do Piauí comemorou, nesta quarta-feira (25), 190 anos de fundação com uma cerimônia cívico-militar realizada no Quartel do Comando-Geral, em Teresina. A programação incluiu promoções, homenagens e desfiles, reunindo autoridades, entre elas o governador Rafael Fonteles, o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas; e o comandante-geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes.

A celebração teve como destaque a entrega de medalhas do Mérito Policial Militar a civis e militares que contribuíram com a instituição e a promoção de 437 integrantes da corporação, sendo 110 oficiais e 327 praças. Um dos momentos mais emblemáticos foi a ascensão dos aspirantes ao primeiro posto da carreira de oficial.

Rafael Fonteles promove 437 oficiais durante celebração pelos 190 anos da PM-PI

Na solenidade, o governador destacou os investimentos na segurança pública e o papel da Polícia Militar no enfrentamento à criminalidade. “A polícia do Piauí apresenta os menores indicadores de violência do Norte e Nordeste do Brasil, além da menor letalidade policial da região. É um exemplo de uma polícia que atua com inteligência, dedicação e esforço contínuo. Já estamos próximos de alcançar dois mil novos policiais nomeados. Em agosto, nomearei mais 660, e ainda neste ano lançaremos um novo edital de concurso”, afirmou Rafael.

Fonteles também enfatizou a valorização dos profissionais da segurança pública. “Realizamos a maior promoção da história das Polícias Civil e Militar, com melhorias nos vencimentos, nas gratificações e na remuneração de homens e mulheres que arriscam suas vidas diariamente pela segurança da população”, completou o governador.

O secretário de Segurança, Chico Lucas, ressaltou a importância histórica da PMPI. “A Polícia Militar foi uma das primeiras instituições que surgiram logo após a independência, ainda no período imperial. Ela se tornou uma instituição imprescindível ao povo piauiense, e é por isso que hoje nós estamos agradecendo àqueles que fazem e fizeram parte da Polícia Militar”, frisou o gestor.

Para o comandante-geral da PMPI, a data marca uma trajetória de serviço à população piauiense. “São 190 anos de dedicação de valorosos homens e mulheres que passaram por esta instituição e deram o seu melhor em prol do povo do nosso estado. A Polícia Militar do Piauí segue se modernizando e avançando para, cada vez mais, atender aos anseios do povo do nosso estado”, complementou Scheiwann Lopes.

A programação da solenidade incluiu ainda a apresentação da tropa, execução de hinos, exibição de vídeo institucional, pronunciamentos e o tradicional desfile das tropas em continência ao governador. Uma homenagem especial foi prestada ao coronel José Avelá Pereira Costa, que está sendo transferido para a reserva remunerada após mais de 30 anos de serviço à corporação.

A relação completa dos policiais militares promovidos foi divulgada pela PMPI e pode ser acessada para consulta pública no site oficial da Polícia Militar.

fonte www.portalr10.com

Trinta piauienses são resgatados de trabalho análogo à escravidão na Bahia

 Grupo atuava na extração de carnaúba em condições degradantes; MPT promete ações judiciais

Um grupo de 30 trabalhadores naturais do Piauí foi resgatado em condições análogas à escravidão na zona rural do município de Gentio do Ouro, no interior da Bahia. A ação foi realizada pelo Grupo Móvel de Combate ao Trabalho Escravo, que reúne representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público Federal e Defensoria Pública da União.

Foto: Divulgação/MPT-PI30 piauienses resgatadis de trabalho análogo à escravidão
30 piauienses resgatadis de trabalho análogo à escravidão

Ao todo, 57 trabalhadores foram resgatados durante a operação, que também passou pelo município de Várzea Nova. Além dos piauienses que atuavam na extração de carnaúba, foram identificados 12 cearenses e 15 outros trabalhadores empregados na atividade de extração do sisal.

Segundo o procurador do Trabalho Edno Moura, coordenador regional de combate ao trabalho escravo do MPT no Piauí, este foi o primeiro resgate de piauienses na atividade da carnaúba em 2025. Ele explicou que, embora os casos dentro do Piauí tenham diminuído, empregadores têm utilizado outros estados como rota de aliciamento, aproveitando a vulnerabilidade dos trabalhadores.

“Fizemos um trabalho importante de sensibilização e responsabilização da cadeia produtiva da carnaúba aqui no estado, e ele foi eficaz. No entanto, os empregadores passaram a levar esses trabalhadores para outros estados. Isso é algo que precisamos combater com mais firmeza”, destacou Moura.

Situação degradante e flagrante de crime

Durante a operação, foram encontradas graves irregularidades. Os trabalhadores estavam alojados em condições precárias, sem acesso a banheiros ou instalações sanitárias nas frentes de serviço. As moradias eram superlotadas e improvisadas, e as refeições eram preparadas ao ar livre, muitas vezes consumidas sentados em pedras ou tocos de madeira.

De acordo com o MPT, o cenário se enquadra como condição análoga à de escravidão, prevista no Código Penal brasileiro.

“Esses elementos caracterizam situação de degradância, com violação grave à dignidade do trabalhador”, afirmou Edno Moura.

Direitos negados e providências legais

Apesar da identificação do empregador responsável pelos 30 trabalhadores piauienses, até o momento, nenhuma verba rescisória ou indenização por danos morais foi paga. O empregador, também natural do Piauí, recusou-se a arcar com os pagamentos, o que levará o Ministério Público do Trabalho a ajuizar ações judiciais para garantir os direitos dos resgatados.

Além da esfera trabalhista, o caso pode gerar consequências criminais.

Denúncias e canais de atendimento

O MPT reforça que denúncias de trabalho escravo podem ser feitas anonimamente ou de forma sigilosa. As comunicações podem ocorrer presencialmente nas unidades do MPT no estado ou pelos canais digitais:

Site: www.prt22.mpt.mp.br

WhatsApp: (86) 99544-7488

Fonte:www.portalaz.com.br/  MPT-PI

Piauí lança primeira inteligência artificial pública; saiba como acessar

 A primeira funcionalidade da SoberanIA será o Boletim de Ocorrência por WhatsApp

O Governo do Piauí lançou oficialmente, nesta quarta-feira (25), no Palácio de Karnak, a SoberanIA — a primeira inteligência artificial do Brasil treinada exclusivamente em língua portuguesa com base em dados públicos, operando em infraestrutura própria e com foco na cultura e sotaques locais. A ferramenta é desenvolvida por pesquisadores brasileiros e operada integralmente no estado.

Foto: Gabriel PaulinoRafael em lançamento da SoberanIA
Rafael em lançamento da SoberanIA

De acordo com o governador Rafael Fonteles, a SoberanIA simboliza um avanço inédito para o país. “É um projeto que idealizamos e agora toma forma, com aplicações específicas e protagonismo brasileiro na área de IA. O governo garantiu a SoberanIA e a segurança desses dados, obedecendo à Lei Geral de Proteção de Dados”, afirmou.

Desenvolvida com base em mais de 130 bilhões de palavras em português, extraídas de fontes confiáveis e consistidas para uso público, a IA busca entregar respostas mais precisas e adaptadas à realidade dos brasileiros. Ao contrário dos grandes modelos estrangeiros, que operam majoritariamente em inglês, a SoberanIA é voltada para compreender expressões locais, termos regionais e especificidades culturais do Piauí.

A estrutura que sustenta o projeto inclui um data center de nível Tier 3, com servidores de alta disponibilidade localizados no próprio estado. Isso garante que todos os dados processados permaneçam sob guarda do governo estadual, com total respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), além de permitir auditoria e controle sobre os modelos utilizados.

Aplicações já em funcionamento

A SoberanIA já está integrada ao programa Piauí Oportunidades, e o governador anunciou que, em breve, será usada também para registrar boletins de ocorrência de forma automatizada. A ferramenta poderá identificar informações críticas em casos de violência, agilizando o atendimento às vítimas com confiabilidade e segurança.

“Vai ser usada para que o cidadão vítima de violência possa registrar o boletim de ocorrência com agilidade, confiabilidade, segurança, rodando esses dados dentro de um data center pertencente ao Governo do Estado”, pontuou Rafael Fonteles.

Para o secretário de Inteligência Artificial do Estado, André Macedo, o lançamento posiciona o Piauí na vanguarda tecnológica do Brasil: “Já temos supercomputadores rodando o modelo dentro do nosso próprio data center. A população pode esperar um serviço público mais ágil, com atendimento via um único canal de comunicação, consolidando o que chamamos de governo conversacional”.

O secretário da Etipi, Ellen Gera, reforçou a dimensão estratégica da ferramenta: “Vamos qualificar o serviço público com uma IA que entende nossas normas e nossa linguagem. O cidadão vai interagir com uma tecnologia que reconhece termos regionais e se adapta à nossa cultura”.

O professor Raimundo Moura, coordenador de pesquisa do projeto, destacou o ganho em autonomia: “É como se fosse um ChatGPT do Governo do Estado, com a diferença de que agora temos autonomia tecnológica, pois tudo roda em infraestrutura local”.

Como acessar a SoberanIA

O acesso à versão inicial já está disponível no site oficial soberania.ai. Os usuários podem fazer um pré-cadastro para entrar na fila de uso do chat, além de acessar recursos como datasets e APIspúblicas.

“O cidadão perguntando lá no nosso chat, já está utilizando o SoberanIA. Dá pra perguntar sobre qualquer assunto, sobre culinária local, como o tradicional salgado piauiense conhecido como ‘bomba’, sobre atrações turísticas do Piauí, tirar dúvidas que tiver. O Piauí já assume uma posição de protagonismo no cenário nacional e também internacional, no ambiente da inteligência artificial. Temos soluções robustas, entregues e funcionando, feitas por piauienses”, concluiu Cristiano Vargas, presidente do Instituto de Tecnologia.

Fonte: www.portalaz.com.br/Com informações do Governo do Piauí

Três homens são indiciados por desacato e resistência após tumulto em festa em Beneditinos (PI)

Foto: Reproduções

  Foto: Reproduções

 fA Polícia Civil do Piauí concluiu o inquérito que apura um tumulto ocorrido no dia 1º de maio de 2025, durante um evento festivo realizado nas imediações de um bar no centro da cidade de Beneditinos, norte do Piauí. De acordo com o relatório final, assinado pelo delegado Paulo Roberto Nogueira, três homens foram indiciados pelos crimes de desacato, resistência e desobediência após hostilizarem e impedirem a atuação de policiais militares que tentavam encerrar a festa.

Segundo o inquérito, os policiais foram chamados ao local após denúncias de que o barulho da festa estaria atrapalhando uma celebração religiosa em uma igreja próxima, a ponto de o sacerdote abandonar a cerimônia por questões de saúde. Ao chegarem ao local, os agentes foram recebidos com hostilidade por um grupo de pessoas, entre elas Francinaldo Pereira da Silva, Cosme Pereira da Silva Neto (vulgo "Bodim") e Wallace Curvelo de Sousa.

Conforme os depoimentos e vídeos analisados, Francinaldo teria desrespeitado os policiais com palavras ofensivas, chamando-os de "folgado". Já Cosme e Wallace teriam cercado e empurrado os policiais, tentando impedir a condução de Francinaldo à viatura.

Em um dos vídeos compartilhados nas redes sociais, é possível ver os policiais sendo acuados contra uma parede por um grupo de pessoas, sem possibilidade de reagir à agressividade do momento. A Polícia Civil aponta que a motivação do tumulto foi a insatisfação dos envolvidos com a tentativa de interrupção da festa e do consumo de bebidas alcoólicas em local público.

Com base nas provas colhidas, foram feitos os seguintes indiciamentos:

Francinaldo Pereira da Silva: indiciado por desacato (art. 331 do Código Penal) e desobediência (art. 330 do CP);

Cosme Pereira da Silva Neto: indiciado por resistência (art. 329, §1º do CP) e desobediência (art. 330 do CP);

Wallace Curvelo de Sousa: indiciado por resistência, desobediência e desacato.

O inquérito foi encaminhado ao Ministério Público para providências legais.

fonte www.campomaioremfoco.com.br

Inspeção detecta sobrepreço e superfaturamento em licitações de Campo Maior e várias irregularidades

  Conselheira Rejane Dias foi a relatora do caso

- Há uma série de aprimoramentos a serem feitos pela gestão de Joãozinho Félix

- Nenhum servidor do setor de licitações em Campo Maior é concursado

- Haver só comissionados é ambiente propício para "interferências internas"

- Contratação de material esportivo suspeita

- Contratação de artistas com irregularidades

- Determinação pela tomada de contas especial e as empresas envolvidas

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Foto: _Divulgação / Rede Social_Joãzinho Félix, como ele mesmo postou, cheio de estilo
_Joãozinho Félix, como ele mesmo postou, cheio de estilo

A PREOCUPANTE SITUAÇÃO DO SETOR DE COMPRAS DA PREFEITURA

Uma inspeção realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) na prefeitura municipal de Campo Maior, com o objetivo de fiscalizar processos licitatórios previamente selecionados por amostragem, no valor total de R$ 3.481.937,00, apontou um sobrepreço superior a 10%, além de superfaturamento em torno de 4%. As contratações avaliadas visavam pagamentos a artistas em troca de suas apresentações e aquisição de material esportivo no exercício de 2024, totalizando 9 contratações públicas analisadas.

O sobrepreço detectado seria de R$ 366.907,50 em itens do Pregão Eletrônico nº 036/2023, para aquisição de material esportivo para o município, além de um superfaturamento da ordem de R$ 143.103,00, em contratos vinculados ao mesmo pregão. 

Segundo os autos, a justificativa apresentada no termo de referência da licitação para a contratação de material esportivo, com valor estimado para contratação em R$ 5.674.369,00, seria para atender as competições e os eventos esportivos realizados pela Diretoria de Esportes, apoiadas pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, assim como os treinos oferecidos às crianças e aos adolescentes do município e para apoio de atletas do município participarem de competições em outras localidades e zona rural

A divisão técnica constatou que não houve apresentação de justificativa adequada que demonstrasse a real necessidade dos quantitativos indicados no termo de referência em análise, porque não restou demonstrada a quantidade e quais seriam as competições que o município realizaria e apoiaria. Além disso, não foram enumerados os atletas apoiados e quais os treinos ofertados pelo município, a quantidade de crianças e de adolescentes participantes, não restando demonstrada a efetiva necessidade dos quantitativos que se pretendia contratar.

Durante a inspeção, a divisão técnica constatou que no Pregão Presencial nº 036/2023 os itens não foram devidamente especificados, com grande potencial de gerar lesão ao erário pelo risco de fornecimento de bens ou serviços de baixíssima qualidade, a custos desproporcionais ao benefício oferecido.

A DFContratos indicou que as descrições dos objetos foram realizadas de forma incorreta, imprecisa ou inespecífica no Pregão nº 036/2023, podendo levar a contratações desnecessárias ou em desconformidade com a real demanda/necessidade da administração pública, de modo que nenhuma solução posterior é suficiente para afastar o dano material ou jurídico da conduta.

A equipe de auditores verificou a exigência de “alvará de localização e funcionamento” como regra de habilitação no edital do pregão examinado, sem a respectiva justificativa, levando à restrição de competitividade e consequente direcionamento de contratação.

Ainda, conforme verificou a divisão técnica, o termo de referência do Pregão Eletrônico nº 036/2023 conta com diversos itens divisíveis e com valor de até R$ 80.000,00, mas não há nenhuma regra com o objetivo de cumprir o dever de aplicação do tratamento diferenciado às microempresas e empresas de pequeno porte, tampouco foi apresentada qualquer justificativa para a não aplicação do instituto.

Além disso, destacou que para afastar a aplicação do tratamento diferenciado, a justificativa apresentada pela Administração deve se coadunar com o rol estabelecido no art. 49, da Lei Complementar n.º 123/06, o que não se verificou no Pregão Eletrônico n° 036/2023.

CONTRATAÇÃO DE ARTISTAS

No que tange à contratação por inexigibilidade de licitação no valor total R$ 1.440.000,00 para contratação de shows artísticos, sem justificativas suficientes de preços, a divisão técnica verificou que nos processos de contratações por inexigibilidade de licitação n° 02/2024; nº 03/2024; nº 04/2024; nº 05/2024; nº 06/2024; nº 07/2024 e nº 08/2024, realizados pela Prefeitura de Campo Maior, para contratação de shows artísticos não constam justificativas fundamentadas para os valores avençados. 

“Os processos são instruídos apenas com notas fiscais de shows realizados entre os respectivos artistas e outras Administrações Públicas, sem a fiel comprovação da compatibilidade dos preços contratados”, sustentou o Ministério Público de Contas. 

“No caso, não houve a demonstração da impossibilidade da realização de estimativa de preços, uma vez que, conforme consulta no sistema Contratos Web deste Tribunal de Contas, existiam contratações por outros órgãos da Administração Pública com os mesmos artistas, com preços distintos dos contratados pela P. M. de Campo Maior/PI (banda Henry Freitas, banda Iguinho e Lulinha e banda Samyra)”, acresce.

COMISSIONADOS

A equipe de auditores também verificou uma desproporção de ocupantes dos cargos comissionados em relação aos cargos efetivos na área das aquisições e contratações públicas do município de Campo Maior. 

Durante a inspeção, a divisão técnica verificou que a equipe da área de contratações públicas da prefeitura é formada integralmente por servidores comissionados.

Contatou-se ainda que a prefeitura municipal não realiza processo de seleção para preenchimentos dos cargos na área de contratações e aquisições públicas, baseado nas competências necessárias ao desempenho dessa atividade, podendo levar a erros de procedimentos, com consequente demandas judiciais, interferências internas e prejuízos ao erário.

Nesse contexto, foi proposta recomendação à prefeitura municipal de Campo Maior para que “implante mecanismos de seleção de cargos comissionados, como forma de evitar interferências em sua atuação, especialmente na área de contratações e aquisições públicas, inclusive no âmbito de suas atividades finalísticas”.

DESCUMPRIMENTO DE DECISÕES DO TCE

A divisão técnica apontou que, no exercício de 2024, a prefeitura municipal de Campo Maior incorreu nas mesmas práticas de irregularidades referidas no TC/004913/2023, sujeitando o gestor às sanções previstas para reincidência de achados nos termos do art. 206 do Regimento Interno do TCE.

Os autos informam que “diante disso, reforçou que o Tribunal de Contas poderá julgar irregulares as contas no caso de reincidência no descumprimento de determinação de que tenha ciência o responsável, conforme art. 365 do Regimento Interno”.

Assim sendo, após evidenciar o descumprimento das decisões do Tribunal de Contas, razão pela qual propôs aplicação de multa pelo descumprimento do Acórdão nº 458/2023-SSC.

DECISÃO DA PRIMEIRA CÂMARA: TOMADA DE CONTAS ESPECIAL

A primeira Câmara do TCE, diante do caso, e de forma unânime, em consonância com o parecer ministerial, determinou que o prefeito adote as providências com vistas à instauração de tomada de contas especial para apurar dano ao erário referente ao superfaturamento detectado, em relação aos itens contratados de material esportivo, registrados com sobrepreços na Ata 036/2023, com as empresas Adriany R. Rodrigues, e Almeida e Representações e Comércio de Material e Alimentos LTDA. em decorrência do Pregão Eletrônico nº 036/2023. 

Houve diversos outros entendimentos, com alertas e determinações.

Decidiu a Primeira Câmara, ainda, de forma unânime, em consonância com o parecer ministerial,  pela emissão do seguinte ALERTA à Prefeitura de Campo Maior para que, sob pena de aplicação das sanções legalmente previstas, adote as seguintes medidas quanto às licitações e contratos do município.

I) APERFEIÇOAR a fase de planejamento das contratações mediante a elaboração de ETP e REALIZAR justificativas de contratações conforme as necessidades de bens e serviços, de forma que as demandas estejam devidamente fundamentadas e vinculada ao atendimento do interesse da Administração;

II) SE ABSTER de inserir em editais cláusula editalícia que traga como exigência de habilitação a apresentação de alvará de funcionamento sem a demonstração de que tal documento constitui exigência do Poder Público para o funcionamento da licitante, o que deve ser evidenciado mediante indicação expressa da norma de regência no edital da licitação, observando, para o caso, o disposto no art. 1º, § 6º, c/c art. 3º, I Lei n.º 13.874/2019;

III) APRIMORAR as pesquisas de preços dos procedimentos de contratação direta, para que que seja elaborado orçamento detalhado e compatível de custos da contratação, inclusive comparando com outras avenças similares feitas pela Administração Pública com os respectivos artistas, no período de até 1(um) ano, conforme art. 23, §1º, II c/c §4º da Lei nº 14.133/21, não restringindo a justificativa dos preços à juntada de notas fiscais nos processos de contratação.

Por fim, decidiu a Primeira Câmara, ainda unânime, em consonância com o parecer ministerial, pela emissão das seguintes RECOMENDAÇÕES à Prefeitura de Campo Maior nos termos do art. 358, III, da Resolução TCE/PI n° 13/2011 (Regimento Interno) para que, de acordo com a Lei nº 14.133/2021, se empenhe em ajustar a execução da governança nas suas aquisições e contratações públicas, conforme os apontamentos feitos nos itens do Relatório de Inspeção, em busca da excelência da gestão pública:

IV) que ADEQUE a proporção de servidores comissionados em relação aos efetivos no setor de contratações e aquisições públicas, priorizando a formação dos servidores efetivos para atuação dessa área; 

V) que FORMALIZE um processo de seleção de comissionados na área das aquisições e contratações públicas;

VI) que INSTITUA comissão de estudo e formalização de normativos para regulamentação do plano de contratações anual, nos termos do art. 174, § 2º, inciso I da Lei 14.133/2021; 

VII) que INSTITUA comissão de estudo e formalização de normativos para regulamentação do Plano de Ação que estabeleçam diretrizes e metodologias da gestão de riscos nas contratações da instituição. Art. 11, parágrafo único e art. 169, caput da Lei 14.133/2021; 

VIII) que DEFINA e SEGREGUE funções, com as respectivas definições de responsabilidades e consequente gerenciamento de riscos nas contratações públicas da Prefeitura de Campo Maior; 

IX) que EDITE normativo e instituir mecanismos para promoção do planejamento anual das aquisições e contratações realizadas pela P. M. de Campo Maior, observando as diretrizes dos arts. 5º, 11 e 12, inciso II, e art. 174 da Lei nº 14.133/2021;

X) que EDITE e PUBLIQUE os regulamentos necessários à aplicação da NLLC, e, caso opte por observar os termos do art. 187 da NLLC, edite ato indicando a adoção dos regulamentos federais, disponibilizado os normativos no sítio eletrônico da prefeitura.

fonte 180graus.com

PF investiga suposto desvio de verbas da saúde durante gestão de Gil Paraibano em Picos

 A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (25/06), a Operação Contrato Simulado, com o objetivo de apurar possíveis irregularidades em contratos firmados pela Secretaria Municipal de Saúde de Picos (PI). A ação investiga fraudes em licitações realizadas entre 2021 e 2023, período correspondente à gestão do ex-prefeito Gil Paraibano (PP).

Foto: Divulgação

A operação contou com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Receita Federal. Ao todo, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em endereços localizados nos estados do Piauí e do Ceará. As ordens judiciais foram expedidas pela 3ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Piauí.

De acordo com as investigações, os contratos analisados teriam sido direcionados para favorecer uma cooperativa que, segundo a PF, não apresentava capacidade técnica para execução dos serviços. A apuração indica que os processos licitatórios eram simulados, com aparente competitividade, mas com resultados previamente definidos.

Foto: Divulgação

A Justiça também autorizou o sequestro de bens e valores de investigados, em um total aproximado de R$ 3,5 milhões. Entre os itens apreendidos durante as diligências estão documentos, aparelhos eletrônicos e veículos. Esses materiais serão analisados para aprofundar as investigações.

Ainda segundo a Polícia Federal, há indícios da utilização de empresas de fachada, movimentações financeiras fracionadas, saques em espécie e planilhas manipuladas. As informações colhidas até o momento apontam para o envolvimento de empresários, agentes políticos e servidores públicos.

Os investigados poderão responder, conforme o andamento do inquérito, por crimes como fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e sonegação fiscal. A PF informou que as ações têm o objetivo de identificar todos os envolvidos e recuperar eventuais recursos desviados do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: 180graus.com/ com informações PF-PI

MENSAGENS Polícia Civil prende homem por descumprir medida protetiva e ameaçar de morte a ex-companheira em Teresina

 No passado ele foi denunciado por sua ex-companheira por conta de ameaças a fim de reatar o relacionamento

A Polícia Civil do Piauí, através da Diretoria de Operações Policiais (DEOP), realizou nesta quarta-feira (25) a prisão de David Lopes Vieira, de 27 anos, pelo crime de descumprimento de medidas protetivas no bairro Noivos, zona Leste de Teresina. No passado ele foi denunciado por sua ex-companheira por conta de ameaças a fim de reatar o relacionamento. 

Feito atendimento na Deam Norte, foram representadas por medidas protetivas que proibiram o preso de se aproximar e manter contato com a ex-companheira. No mês de maio deste ano David voltou a procurar sua ex-companheira e, devido a excesso de ciúmes, enviou mensagens com ameaças de morte.

  

Polícia Civil prende homem por descumprir medida protetiva e ameaçar de morte a ex-companheira em TeresinaReprodução

  

A vítima dessas ameaças procurou novamente a Delegacia da Mulher da zona norte que representou pela prisão preventiva devido ao descumprimento das medidas protetivas. Após trabalho de levantamento, David foi preso por Policiais Civis da DEOP que o encaminharam ao sistema prisional. 

Fonte: Portal A10+ com informações da DEOP

Criminoso envolvido com arrombamentos e até agressão contra agentes volta a ser preso em Timon, Maranhão

 Segundo a polícia, ele é o mesmo homem que chegou a engolir o próprio sangue e cuspiu nos agentes afirmando ter HIV

Um homem de 29 anos, identificado como Francisco da Silva Galvão e conhecido por praticar arrombamentos em Timon, no Maranhão, foi preso na tarde desta quarta-feira (25) durante uma ação conjunta da Polícia Militar do Maranhão e da Guarda Municipal. Ele era foragido do sistema prisional e já havia escapado anteriormente enquanto estava sob custódia policial em um hospital.

Segundo a polícia, Francisco da Silva é o mesmo criminoso que tentou agredir guardas municipais para evitar a prisão e acabou sendo baleado na madrugada do dia 3 deste mês. Encaminhado ao hospital, o criminoso chegou a engolir o próprio sangue e cuspiu nos agentes, afirmando ter HIV. 

"A gente conseguiu lograr êxito na captura desse cidadão que é foragido do sistema prisional. Uma época passada já havia sido preso pela Guarda Municipal. Outra vez, ele estava custodiado pela polícia penal por conta de um procedimento cirúrgico e acabou fugindo. Então hoje lá na beira da linha em uma ação nossa conjunto com a Guarda, a gente conseguiu colocar as mãos nele, que é um arrombador contumaz. Dessa forma a gente consegue dar mais segurança à sociedade timonense e aos comerciantes", disse o tenente.

  

Foragido conhecido por arrombamentos em casas e lojas é recapturado em Timon, no Maranhão
Reprodução

   

Segundo o tenente, o suspeito tentou fugir no momento da abordagem policial. "Quando os policiais estavam se aproximando ele estava encapuzado; quando ele foi perceber a ação dos nossos policiais ele tentou empreender fuga e graças a Deus a gente conseguiu fazer essa recaptura dele e está deixando à disposição das autoridades pra que, com fé em Deus, ele não volte tão cedo a assombrar a sociedade", completou.

Além dos arrombamentos, o homem também é suspeito de participação em um assalto a uma farmácia, ocasião em que foi baleado.

"Outro crime que a gente sabe, além dos arrombamentos de casas, é de um assalto de farmácia, onde ele foi baleado; depois ele foi passar por esse procedimento cirúrgico e conseguiu fugir de dentro do hospital", relatou o tenente Cury.

No momento da prisão, o suspeito estava acompanhado de uma mulher, cuja relação com os crimes ainda está sendo apurada. "Essa mulher é uma parceira dele; estava com ele lá no momento e a gente não tem informações de ela ter algum tipo de envolvimento com o crime, mas sabemos que tem algum tipo de envolvimento com ele", disse o oficial.

O homem foi encaminhado às autoridades competentes e deve permanecer à disposição da Justiça.

Fonte: Portal A10+

terça-feira, 24 de junho de 2025

MPPI participa de solenidade de doação de terreno para construção de nova penitenciária em Oeiras

O Ministério Público do Piauí (MPPI) participou, na última quarta-feira (18), da solenidade de formalização da doação de um terreno destinado à construção da nova Penitenciária Regional Maria de Cota, no município de Oeiras. O promotor de Justiça Raimundo Júnior representou a instituição no evento, que ocorreu no Cine Teatro de Oeiras, no Centro da cidade.

O terreno, com área total de 30 hectares, foi doado pela Fundação Dom Edilberto Dinkelborg e, segundo o secretário de Justiça do Estado, será utilizado para a implantação de uma unidade agrícola vinculada ao sistema prisional. A proposta é que a nova estrutura contribua para a ressocialização de internos por meio do trabalho e da produção agrícola.

A cerimônia contou com a presença de autoridades locais, incluindo representantes da Prefeitura de Oeiras, da Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI) e de policiais penais.
A nova penitenciária deverá atender à demanda regional por vagas no sistema prisional, além de incorporar práticas voltadas à dignidade humana e à reinserção dos apenados na sociedade.

fonte www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI

Promotoras de Justiça visitam CAPS de Miguel Alves para fortalecer políticas de saúde mental

Nessa segunda-feira, 23 de junho, as promotoras de Justiça Luana Azeredo, titular da Promotoria de Justiça de Miguel Alves, e Karla Carvalho, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoma), estiveram reunidas com a equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Miguel Alves.

O encontro teve como objetivo conhecer de perto a estrutura e o funcionamento do serviço de saúde mental local, além de discutir estratégias para aprimorar e fortalecer a assistência prestada à população.

Durante a reunião, a promotora Luana Azeredo destacou a importância da articulação entre os diversos setores da administração pública para garantir um atendimento mais eficaz. “É necessária uma comunicação, uma interlocução com todos os outros setores do município. A saúde, a educação, a assistência social serão provocados para que haja uma atuação intersetorial em favor do aperfeiçoamento da saúde mental em Miguel Alves”, afirmou.

A promotora Karla Carvalho reforçou a necessidade de ações que promovam a reinserção social dos usuários do CAPS. “A reabilitação e a inserção se fazem fora dos muros do CAPS. É necessário haver um diálogo com os demais atores do governo municipal para o desenvolvimento de ações que possibilitem aos cidadãos atendidos condições de serem inseridos em diversas áreas”, explicou.

Medidas definidas
Como resultado da reunião, foram definidas ações a serem implementadas pelo município de Miguel Alves, como:
• Implantação do Sistema Hórus, para qualificação da assistência farmacêutica no CAPS;
• Revisão do processo licitatório referente aos serviços e insumos vinculados ao CAPS;
• Atualização dos cadastros realizados pelos agentes comunitários de saúde, com foco especial nos usuários com condições crônicas, como transtornos mentais graves e uso abusivo de álcool e outras drogas;
• Elaboração de um plano intersetorial, envolvendo as secretarias de Educação, Assistência Social e demais pastas, para promover ações integradas de saúde mental.

fonte www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI