quarta-feira, 25 de junho de 2025

PF investiga suposto desvio de verbas da saúde durante gestão de Gil Paraibano em Picos

 A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (25/06), a Operação Contrato Simulado, com o objetivo de apurar possíveis irregularidades em contratos firmados pela Secretaria Municipal de Saúde de Picos (PI). A ação investiga fraudes em licitações realizadas entre 2021 e 2023, período correspondente à gestão do ex-prefeito Gil Paraibano (PP).

Foto: Divulgação

A operação contou com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Receita Federal. Ao todo, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em endereços localizados nos estados do Piauí e do Ceará. As ordens judiciais foram expedidas pela 3ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Piauí.

De acordo com as investigações, os contratos analisados teriam sido direcionados para favorecer uma cooperativa que, segundo a PF, não apresentava capacidade técnica para execução dos serviços. A apuração indica que os processos licitatórios eram simulados, com aparente competitividade, mas com resultados previamente definidos.

Foto: Divulgação

A Justiça também autorizou o sequestro de bens e valores de investigados, em um total aproximado de R$ 3,5 milhões. Entre os itens apreendidos durante as diligências estão documentos, aparelhos eletrônicos e veículos. Esses materiais serão analisados para aprofundar as investigações.

Ainda segundo a Polícia Federal, há indícios da utilização de empresas de fachada, movimentações financeiras fracionadas, saques em espécie e planilhas manipuladas. As informações colhidas até o momento apontam para o envolvimento de empresários, agentes políticos e servidores públicos.

Os investigados poderão responder, conforme o andamento do inquérito, por crimes como fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e sonegação fiscal. A PF informou que as ações têm o objetivo de identificar todos os envolvidos e recuperar eventuais recursos desviados do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: 180graus.com/ com informações PF-PI