terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Fugitivo da Central de Flagrantes consegue alvará de soltura


Fugitivo da Central de Flagrantes consegue alvará de soltura

Acusado de ferir Lei Maria da Penha se entregou, mas foi libertado em seguida.

Foi solto na manhã desta terça-feira (03) Edmilson Murici Lacerda Filho, 29 anos, que foi um dos 21 presos que fugiram no dia 23 de novembro da Central de Flagrantes. Ele se entregou a polícia, mas foi liberado, após passar menos de 12 horas detido.

Segundo o delegado Josimar Brito, o jovem compareceu ontem a Central de Flagrantes na companhia do advogado, mas foi solto mediante alvará de soltura. Ele cumpria pena no local pela Lei Maria da Penha.

O jovem foi beneficiado com o provimento baixado no dia 22 de novembro pelo Corregedor de Justiça do Piauí, desembargador Francisco Antônio Paes Landim Filho, que recomenda que juízes criminais do Estado reexaminem até o dia 19/12 os processos em que há presos provisórios e analisem a possibilidade de penas alternativas.

Ainda segundo o delegado, desde a última fuga cinco presos já foram recapturados. Dentre eles já foram conduzidos para a Casa de Custódia: Ramiro Gomes da Silva e Leandro Rodrigues da Silva que cumpriam pena por roubo de veículos, Luis Gustavo Pereira da Silva e Francisco de Assis Gomes de Alencar pela Lei Maria da Penha. Ainda se encontra recolhido na Central, Eudes Costa Barbosa preso por violência doméstica.

A determinação recomenda ainda a liberação provisória do detento, caso não efetuado o pagamento de fiança, após 48 horas. Mas isso mediante comprovação da situação de pobreza do preso, assim não havendo necessidade de depósito.

A medida visa aliviar a superlotação dos estabelecimentos penais e delegacias do Estado e já prevê o aumento de pessoas presas no final do ano. O desembargador Paes Landim afirmou ainda levar em conta as manifestações dos secretários de justiça e Segurança Pública do Piauí.

fonte cidadeverde.com