Idoso é o segundo suspeito de morte por H1N1 em Teresina
A segunda morte ocorreu sete dias após o caso da adolescente. Famílias estão sendo monitoradas pela FMS.
Sete dias após a morte de uma adolescente de 18 anos com suspeitas de gripe H1N1, um vizinho da vítima morreu com os mesmos sintomas. Ambos moram na zona norte de Teresina. A Gerência de Epidemiologia da Fundação Municipal de Saúde investiga os dois casos.
A garota faleceu depois de passar pelos hospitais do Buenos Aires e Primavera. O atestado de óbito indicou que a causa da morte foi pneumonia. O idoso, identificado como José da Costa Leite, 64 anos, faleceu hoje no Hospital de Urgências de Teresina.
Em ambos os casos, a Vigilância de Epidemiologia coletou material para exame para detectar a real causa das mortes. Os exames são feitos em São Paulo e os resultados não têm prazo determinado para serem enviados.
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, todas as pessoas que tiveram contato com a garota no período da doença estão sendo investigados. A família passou por entrevista e aquelas que apresentarem sintomas serão acompanhadas.
A FMS alerta para que as pessoas que apresentarem sintomas de gripe e falta de ar procurem uma unidade de saúde com urgência para que seja feito o diagnóstico.
Os sintomas da gripe H1N1 são febre alta, acima de 38° ou 39°, de início repentino, dor muscular, dor de cabeça, dor de garganta, dor nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos podem ocorrer também vômito e diarreia.
fonte cidadeverde.com