domingo, 16 de novembro de 2014

Portaria Hemopi comemora um ano da ampliação da idade máxima para doação de sangue

Portaria

Hemopi comemora um ano da ampliação da idade máxima para doação de sangue

Além do Brasil, países como Estados Unidos, França e Espanha já ampliaram a idade máxima de doação de sangue para 69 anos.

Há cerca de um ano, a idade máxima de doação de sangue foi ampliada para 69 anos. Antes, a faixa etária dos doadores era de 16 a 67 anos. Desde que foi lançada a portaria pelo Ministério da Saúde, o Hemocentro do Piauí (Hemopi) vem realizando dezenas de ações e campanhas para manter seus estoques de bolsas de sangue regularizados.

Segundo o diretor-geral do Hemopi, Antonio Lages, a iniciativa do Ministério aumenta as chances de salvar vidas. "Dentre as inúmeras ações que realizamos, essa portaria veio reforçar novos ganhos à doação de sangue. À medida que se amplia a faixa etária temos somado ao nosso quadro de doadores pessoas com vida mais saudável, com hábitos saudáveis e que podem contribuir com acréscimo às doações”, frisou.
Imagem: Maria TeixeiraCampanha de doação de sangue no Hemopi(Imagem:Maria Teixeira)Campanha de doação de sangue no Hemopi

Cícera Cerqueira, aposentada, tem 68 anos de idade. Ela se tornou doadora de sangue após o anúncio da nova portaria e comemorou a ampliação da idade máxima para doar. "Eu, enquanto puder doar, vou doar, não importa a minha idade. Isso é muito importante. Quero ajudar as pessoas até o final da minha vida”, disse Cícera, que vive em um abrigo de Teresina e sempre participa das campanhas do Hemopi.

Além do Brasil, países como Estados Unidos, França e Espanha já ampliaram a idade máxima de doação de sangue para 69 anos.

Fonte: gp1 com informações da Ascom