sábado, 25 de abril de 2015

Piauiense desenvolve projeto que visa redução no consumo de energia


Piauiense desenvolve projeto que visa redução no consumo de energia

Todo o projeto foi desenvolvido a um custo mínimo, e a ideia é que a partir de agora o mesmo possa ser melhor desenvolvido e expandido para fora da Universidade

Dando continuidade à série de reportagens onde irá mostrar o trabalho desenvolvido por pesquisadores científicos no Piauí, O portal foi até a Universidade Federal do Piauí (UFPI) para conhecer melhor o resultado de um projeto desenvolvido pelo estudante Lucas Cruz.
O estudante em parceria com outros colegas desenvolveu um projeto que utiliza painéis solares em fachadas dos prédios da universidade, reduzindo assim de forma considerável o consumo de energia elétrica.
O jovem conta que a ideia surgiu no ano de 2012, quando passou uma temporada na Irlanda e Espanha, países da Europa, e lá viu alguns protótipos.
"Quando estive na Europa conheci o projeto e vi o quanto ele era produtivo. Os resultados são bons e depois de estagiar em uma das instituições que utilizava painéis solares em fachadas dos prédios, eu decidi que quando retornasse ao Piauí iria desenvolver a mesma coisa também”, disse.
Até o momento, todo o aparato foi desenvolvido dentro da própria UFPI, e constatou-se a eficiência do projeto. Uma Comissão realizou um levantamento de cargas, que avaliou o consumo de energia em 3 dos 6 centros do Campus de Teresina. No Centro de Ciências da Educação (CCE), está prevista uma redução de 39,6% no consumo de energia, já no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), a estimativa é de 36,05% e no Centro de Tecnologia (CT), o percentual é de 33,65%.
Equipe piauiense premiada em Brasília (Foto: MEC)
A ideia foi tão positiva que Lucas foi vencedor do Prêmio Ideia, promovido pela Subsecretaria de Planejamento e Orçamento (SPO) do Ministério da Educação. O MEC promoveu uma consulta pública para identificar e avaliar ideias e boas práticas de redução de gastos e incentivo à sustentabilidade. Em compensação, o jovem ganhou um cheque de R$ 3 milhões, que será destinado ao desenvolvimento e ampliação do projeto.
“É muito gratificante ter o reconhecimento de uma ideia. Saber que um projeto ajudará a UFPI na redução do consumo de energia. Agora vamos implantar e desenvolver ainda mais o projeto com os R$ 3 milhões que o MEC destinou para nós”, destaca.
Todo o projeto foi desenvolvido a um custo mínimo, e a ideia é que a partir de agora o mesmo possa ser melhor desenvolvido e expandido para fora da Universidade.

fonte portal o olho