quinta-feira, 7 de maio de 2015

Deputado federal Júlio César propõe criação de fundo para investimento em segurança pública nos estados


Deputado federal

Júlio César propõe criação de fundo para investimento em segurança pública nos estados

De acordo com o deputado piauiense a distribuição dos recursos entre os Estados seria regulada em lei complementar.

Durante a sessão de debates da comissão geral com ministros de estado, na Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira em Brasília, o deputado Júlio César (PSD-PI) propôs ao ministro da justiça, José Eduardo Cardozo, a criação de um fundo constitucional da segurança pública que reserva 2% da arrecadação do IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados e do Imposto de Renda para investimentos em segurança pública.
Imagem: ReproduçãoJúlio César cobra do STF julgamento dos novos critérios dos royalties(Imagem:Reprodução)Júlio César

De acordo com o deputado piauiense a distribuição dos recursos entre os Estados seria regulada em lei complementar e obedeceria ao critério de proporcionalidade idêntico ao do Fundo de Participação dos Estados. “Estamos discutindo sobre um sistema praticamente falido e o ministro sabe das dificuldades que enfrenta para aparelhar e cuidar do sistema. Proponho a criação desse fundo constitucional que vai promover a redistribuição dos recursos arrecadados em nível federal”, disse Júlio César.
Imagem: Divulgação Ministro José Eduardo Cardoso(Imagem:Divulgação )Ministro José Eduardo Cardoso

O ministro José Eduardo Cardoso, explicou para os parlamentares que nem a União nem os estados têm verba para a segurança pública e concordou que as receitas devem ser melhor repartidas. “É preciso novas receitas para o financiamento da pasta, da forma como está não conseguimos solucionar os problemas de segurança pública do Brasil, não é só uma questão policial temos de tratar da questão dentro de um efetivo combate às causas da criminalidade, que incluem a exclusão social, o preconceito, a impunidade”.

fonte gp1