quinta-feira, 7 de maio de 2015

Entidades atendem mais de 6 mil pessoas em Teresina


Entidades atendem mais de 6 mil pessoas em Teresina

Calendário do mês de maio, inclui, entre outras atividades, Dia de Beleza no Abrigo São Lucas e eventos no São Joaquim, Mocambinho e Jardim Europa


Prevenção contra doenças, atividades esportivas, saúde bucal, prevenção contra drogas, combate à gravidez precoce, qualificação de adolescentes, proteção à infância, alimentação, palestras educativas, saúde de idosos, atividades de saúde masculina e promoção do bem-estar social. Parece muito? Pois todas essas ações são realizadas em Teresina pelo Instituto para a Infância e Adolescência/FCAMC, que coordena ainda o trabalho de outras instituições (Instituto Cultural Arte e Esporte e Instituto Comunitário de Assistência Social).
O responsável por todo esse trabalho, Lima da Creche, conta que há 30 anos começou esse trabalho de promoção do bem-estar social. De lá para cá, houve uma grande expansão das ações, que hoje atendem mais de 6 mil pessoas entre crianças, adolescentes e idosos.
Graças a parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), a FCAMC desenvolve projetos como o “Saúde e Esporte – Construindo uma Vida Saudável”, com palestras de profissionais da área de saúde e entrega de material para os beneficiados. A Caderneta de Saúde do Adolescente traz informações completas de assuntos como o desenvolvimento do corpo do adolescente, gravidez precoce e calendário de imunizações. O material é totalmente gratuito.
“Outro trabalho que desenvolvemos é de saúde bucal, com distribuição gratuita de kits completos e palestras de dentistas”, diz Lima da Creche, acrescentando que a prevenção contra a gravidez precoce e a erradicação do trabalho infantil são também pontos relevantes focados nas ações em diversas comunidades da capital do Estado.
Os adultos e idosos recebem atenção especial. O projeto “Bem que se quer: prevenção e cuidado com a saúde” já atende 3.600 pessoas, levando informação e orientação por toda a cidade. A saúde masculina é contemplada pelo projeto “Eles que se cuidem: a saúde do homem em foco”, com a entrega de kits e informações de profissionais de saúde.
Lima da Creche explica que os trabalhos se estendem durante todo o ano. O calendário do mês de maio, por exemplo, inclui, entre outras atividades, Dia de Beleza no Abrigo São Lucas e eventos no São Joaquim, Mocambinho, Jardim Europa, Parque Piauí e Vila Samaritana.
O trabalho da FCAMC despertou elogios e parcerias de ONGs europeias, que constataram os resultados e hoje apoiam as iniciativas.
Lima da Creche lembra que, além do atuação da FCAMC e demais entidades, com profissionais capacitados de várias áreas, é preciso que a sociedade civil e o empresariado também façam sua parte. “O governo e nós estamos trabalhando, mas os empresários e instituições precisam se movimentar e fazer algo de concreto”, recomenda Lima, que integra o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.
Bairros como Poti Velho, Santa Maria da Codipi, Árvores Verdes, Jardim Europa e Vila Samaritana conhecem bem o trabalho contínuo da FCAMC. Na Samaritana, só para citar um caso, o projeto “Garimpando Talentos” já ajudou a colocar no mercado de trabalho mais de 400 jovens. Todos os projetos são registrados e documentos com imagens e relatórios comprovam sua eficiência.
EVENTO NO SÁBADO – Para comemorar o Dia das Mães, a FCAMC vai realizar no bairro São Joaquim, zona Norte da capital, um evento especial a partir das 18h de sábado.
A programação irá ocorrer em parceria com a Fundação João Alves de Deus, no Centro Integrado Comunitário, na Rua José Compasso. Depois da abertura, acontecerão apresentações artísticas, lanche, bingo de um fogão com cartões grátis e sorteios de brindes.
Lima da Creche afirma que a expectativa é reunir mais de 600 pessoas as comunidades daquela região da zona Norte de Teresina. “Esse é apenas um exemplo das ações da FCAMC”, diz.

fonte portal o olho