Piauí
Duplicação da BR 343 tem conclusão prevista para o primeiro semestre de 2020
Segundo o DER, 30% da obras 30% já foi executada e a previsão de conclusão é para primeiro semestre do ano que vem.
O governador Wellington Dias visitou, nesta quinta-feira (10), as obras de duplicação da BR 343, na saída de Teresina para a região norte do estado. Os trabalhos foram retomadas no fim de agosto pelo Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), órgão responsável pelos serviços. Segundo o DER, 30% da obras 30% já foi executada e a previsão de conclusão é para primeiro semestre do ano que vem
As ações compreendem a adequação, duplicação, melhoramento e restauração da rodovia. A duplicação será feita em 9,67 quilômetros de extensão, começando no final da Avenida João XXIII (em frente à rodoviária dos pobres) e vai até 2 km após o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em direção ao município de Altos.
- Foto: Divulgação/Governo do Piauí
- Governador visitou obras na manhã desta quinta-feira (10).
O diretor do DER, Castro Neto, afirmou que as obras são fundamentais para o estado. “Esta é uma das rodovias mais importantes do Piauí, o que faz desta obra umas das mais necessárias, porque visa desafogar o fluxo de quem vai para o norte. Ao mesmo tempo, as obras da BR 316 também estão sendo realizadas, na saída sul de Teresina”, pontuou o gestor.
A BR 316 será duplicada em 8,4 km de extensão. Terá quatro viadutos, duas faixas de 7,2m, acostamento e faixa de segurança. A via central terá duas faixas de tráfego em cada sentido. As pistas marginais terão duas vias, ciclovia de três metros e calçadas de dois metros. Também serão feitas duas passagens de desnível e duas passarelas para pedestres.
O diretor do DER falou sobre a etapa em que as obras se encontram no momento, bem como a previsão para entrega. “Estamos na fase de terraplanagem e retirada de solo de baixa coesão para, assim, deixar o solo pronto para receber a camada de asfalto da duplicação", acrescentou Castro Neto.
Ao todo, serão investidos nas obras R$105 milhões, sendo R$ 66 mi para a 316 e R$ 39 mi para a 343. O financiamento é do BNDES, com contrapartida do Governo do Estado. “As duas são obras muito importantes e complexas, porque estamos fazendo um alargamento em uma área que precisamos retirar o que havia existente para poder fazer a rodovia com várias opções de pistas, a fim de garantir as condições de um melhor tráfego para as pessoas que precisam fazer esses deslocamentos para as cidades da região norte, bem como as pessoas que moram em áreas mais afastadas da capital e passam aqui todos os dias. É um investimento grande, a expectativa é de que a 343 fique pronta no próximo ano e a 316 no fim deste ano”, frisou o chefe do executivo estadual.
Duplicação de novos trechos
O governador ressaltou o apoio da bancada federal para a concretização desses projetos. Ele anunciou ainda a continuação da duplicação até a cidade de Altos. “Essas são as duas principais saídas de Teresina: o eixo norte, na BR 343, em direção à cidade de Altos, que está em execução, no qual estamos visitando agora, com a presença do Castro Neto, pelo DER, e do Ribamar Bastos, pelo Dnit. Então, com a presença da bancada federal, além de fazer esse trecho, já tem, para 2020, as condições de trabalhar a outra etapa do projeto, seguir até Altos. Da mesma forma em relação à BR 316, estamos fazendo uma etapa e o Dnit, com o apoio da bancada federal, vai trabalhar para prosseguir com esses investimentos”, disse Wellington.
BR 325
Na oportunidade, Wellington anunciou a retomada das obras da BR 235, que liga Bom Jesus a Caracol. A via permite a ligação do Piauí aos estados do Maranhão e da Bahia. “Vamos retomar, nesta semana, a obra da BR 235, e isso vai ser uma integração importante. A obra havia começado, depois teve que ser paralisada por conta da seca e em relação a algumas situações mais técnicas, que já foram resolvidas e agora temos condições de trabalhar essa importante obra. Assim, estamos com obras no norte e no sul do Piauí, integradas, e gerando emprego e renda, que é fundamental”, disse Dias.
A obra será executada pela Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans), por meio de convênio firmado entre o Governo do Estado e Dnit. Cerca de R$ 35 milhões já está disponível para a execução das obras de implantação e pavimentação asfáltica da rodovia. Os recursos são oriundos do Orçamento Geral da União (OGU) e a previsão é de que a obra seja concluída em 2021.