quarta-feira, 8 de abril de 2020

Acadepen continua curso de formação por meio de aulas on-line



A plataforma digital de videoconferência foi disponibilizada por meio de uma parceria entre a ATI e a empresa Piauí Conectado
A Academia de Formação Penitenciária do Piauí (Acadepen), responsável pela capacitação de alunos que ingressam na polícia penal, conseguiu garantir a continuidade do Curso de Formação Inicial à Polícia Penal (CFI/2020) a 74 novos policiais por meio de aulas on-line na plataforma Cisco Webex. A tecnologia foi disponibilizada pela Piauí Conectado em parceria com a Agência de Tecnologia da Informação do Estado (ATI/PI).
O curso iniciou dia 2 de março, com aulas presenciais na sede da Acadepen, mas foi interrompido quando o Governo do Piauí decretou Estado de Calamidade Pública no Estado, em decorrência da pandemia da Covid-19, que atinge todo o planeta. A orientação do governador Wellington Dias foi de isolamento social e regime de teletrabalho a todos os órgãos e secretarias estaduais.
De acordo com o diretor da Acadepen, Jacinto Teles, que também é professor no CFI-2020, a suspensão das aulas causou ansiedade nos alunos, que estavam fazendo o curso na iminência de, tão logo, tornarem-se profissionais da segurança pública. A alternativa que encontraram junto à Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e a ATI-PI foi a utilização da plataforma Cisco Webex, ofertada em parceria com a Piauí Conectado.
“A Piauí Conectado nos deu todas as instruções e conseguimos retomar o curso, para alegria geral dos alunos. Fizemos uma conferência teste e, em seguida, iniciamos oficialmente as disciplinas, agora especificamente de Direito Administrativo e Legislação Aplicada, que eu ministro. Os alunos participam, interagem, é como se tivesse na aula presencial e dá tudo certo, veio em boa hora. São nas dificuldades que os desafios aparecem e as soluções surgem, e essa foi uma solução muito boa”, frisa o diretor.


A plataforma Cisco Webex pode ser acessada de qualquer dispositivo digital seja celular, tablet ou computador, com excelência na qualidade de áudio e vídeo e seguridade de dados. O diretor-presidente da Piauí Conectado, Emerson Silva, explica que a iniciativa faz parte do conjunto de ações em parceria com o Governo para auxiliar na continuidade dos serviços e operações dos órgãos estaduais, enquanto os colaboradores estão em regime de teletrabalho.
“Ficamos felizes em ver a eficácia dos serviços que estão sendo prestados e realizados por meio da Cisco Webex, porque quando disponibilizamos o acesso, nossa preocupação era em ajudar a manter o máximo de atividades possíveis sem grandes interferências. A continuidade do curso da Acadepen está acontecendo de forma muito positiva, são 74 alunos assistindo aula on-line ao mesmo tempo por videoconferência de qualidade, como foi atestada, e da mesma forma acontece em todas as secretarias que utilizam a plataforma”, afirma ele.
A Piauí Conectado
A Piauí Conectado faz parte do grupo Globaltask Gestão e Tecnologia, uma empresa de Cuiabá/MT voltada para o desenvolvimento, implantação e suporte profissional digital, que possui contrato na modalidade de Parceria Público-Privada (PPP) com o Estado do Piauí, através da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc) com o projeto Piauí Conectado.
O objetivo é colaborar para o desenvolvimento do Estado ao modernizar o sistema de comunicação digital da região, por meio da implantação de uma rede de fibra óptica com 5.000km de extensão que vai instalar 1.500 pontos de internet nos 98 municípios mais populosos do Piauí, atendendo mais de 85% da população.

fonte www.pi.gov.br