Foto: Paula Sampaio
A Prefeitura de Teresina fechou na tarde desta sexta-feira (21) a ordem de serviço para ser executada pelos empresários de ônibus no segundo turno das eleições.
Após fazer uma varredura no sistema de transporte coletivo, a Strans (Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito) vai apresentar ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) o que considera a “frota ideal” para que o eleitor possa votar no dia 30.
Para definir a frota do segundo turno, a Strans analisou a proposta do Setut, verificou as reclamações que chegaram na Ouvidoria e os registros no mapeamento via GPS do sistema.
Os empresários de ônibus apresentaram ao TRE proposta de rodar 75 ônibus de uma frota de 200 ônibus. A Prefeitura não concorda e o impasse será resolvido pelo Tribunal.
“Temos todo o conhecimento técnico do sistema e vamos apresentar a frota ideal para o dia das eleições”, disse o procurador geral do município, Aurélio Lobão, que não informou qual o percentual que será apresentado ao TRE para garantir ônibus no dia 30.
Na última quarta-feira, a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a decisão liminar do ministro Luís Roberto Barroso que permitiu que prefeituras e empresas de ônibus ofereçam, voluntariamente e de forma gratuita, serviço de transporte no segundo turno das eleições.
Aurélio Lobão informou ainda que o governo do estado elabora uma minuta de projeto de lei para a gratuidade no transporte para datas especiais como dia da eleição, Dia do Piauí, campanhas de vacinação e outras situações.
“O governo do estado vai elaborar uma lei que estipula subsídios que pode arcar com isenções dentro de um Programa Integrado de Mobilidade em que o estado pode arcar 100% do custeio em datas especiais”, disse Aurélio Lobão.
Hoje, o prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) disse que se for necessário acionará o transporte escolar e as vans para ajudar no deslocamento de eleitores.
A Procuradoria Geral do Estado também solicitou hoje que o TRE libere o uso de transporte escolar no dia da eleição.
Com base na proposta do Setut, prefeitura e governo do estado, o Tribunal deverá determina a ordem de serviços dos ônibus para o segundo turno.
fonte cidadeverde.com