Jacinto Costa Moraes está preso desde maio e usava poder político para crimes
O vereador de Bom Princípio do Piauí, Jacinto Costa Moraes (MDB), foi condenado a 25 anos de prisão por estupro de vulnerável, conforme decisão publicada nesta terça-feira (2). Ele está detido desde 19 de maio de 2025 na Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba, litoral do estado. As vítimas são duas irmãs, e as investigações apontam que o parlamentar usava seu poder econômico e influência política para coagir as vítimas.
O delegado Herbster Santos detalhou que, apesar das vítimas negarem o crime inicialmente, o caso envolve violência psicológica e pressão financeira. A investigação teve início em 2021, mas foi arquivada por falta de provas. O caso foi reaberto após a apreensão de celulares, incluindo o da atual companheira do vereador, uma adolescente de 17 anos, trazendo novos elementos que motivaram a prisão preventiva.
Além da condenação pelo estupro, o Ministério Público do Piauí investiga Jacinto por possível acúmulo indevido de cargos públicos. Conforme o inquérito civil instaurado, o parlamentar exerceria simultaneamente funções de professor municipal, enfermeiro municipal, professor estadual e participaria de comissões ligadas à Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) e à Diretoria de Saúde da Prefeitura de Bom Princípio.
Fonte: www.portalaz.com.br/Polícia Civil