Após pedidos de demissão, UTI do HU vai receber cinco novos médicos
Sobraram três vagas. Nem todos os candidatos preencheram os requisitos da seleção.
Mesmo sem ter todas as vagas preenchidas no processo seletivo, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário (HU) deve voltar a funcionar normalmente em janeiro de 2014. Apesar de apenas cinco médicos terem sido contratados emergencialmente para oito vagas disponibilizadas, o reforço no atendimento foi garantido.
O processo seletivo foi aberto após três médicos da Unidade de Terapia Intensiva da unidade de saúde pedirem demissão, alegando falta de condições de trabalho. Os profissionais já deixaram o HU.
Foram abertas oito vagas com contrato de 180 dias, sendo quatro para médicos intensivistas e outras quatro para médicos de qualquer área. Dos 10 candidatos, apenas uma apresentava título de especialista reconhecido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), requisito obrigatório para as quatro primeiras vagas. Com isso, sobraram três postos de trabalho.
De acordo com José Miguel, diretor do HU, a UTI precisava de mais quatro médicos. Mesmo com a sobra de vagas no certame, ele garante que a partir de janeiro a unidade voltará a funcionar normalmente. "Vamos fazer algumas mudanças estruturais que são necessárias", explicou.
Os cinco aprovados foram convocados para assumirem as vagas nesta segunda-feira (30). Na terça-feira (31), eles farão o exame admissional. A data de contratação e início dos trabalhos é 2 de janeiro de 2014.
Procurada pelo Cidadeverde.com, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) informou que está em andamento um novo concurso para reposição do quadro funcional do HU, para preencher os cargos com carência de profissionais - caso da UTI. No momento, a empresa ainda recebe propostas das empresas que pretendem organizar o certame.
Há duas semanas, o Conselho Regional de Medicina (CRM-PI) deu prazo de 30 dias para o HU tomar providências emergenciais para garantir o funcionamento da UTI.
fonte cidadeverde.com