Estrutura
Corpo de Bombeiros recebe novas viaturas para reforçar estrutura
Os veículos já se encontram no pátio do Quartel do Comando Geral e serão usados nos trabalhos de Resgate e atendimento pré-hospitalar prestados pela corporação.
As novas ambulâncias irão compor o quadro de viaturas operacionais da Corporação. Os veículos já se encontram no pátio do Quartel do Comando Geral e serão usados nos trabalhos de Resgate e atendimento pré-hospitalar prestados pela corporação.
Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, cel. Antonio Cruz, em caso de uma emergência de maior proporção, o Corpo de Bombeiros conta com um Plano de contingência.
“Atualmente, o Corpo de Bombeiros conta com um plano de ações, que envolve outras instituições, como o Exército Brasileiro, através do 3° BEC, com os caminhões-pipa, Infraero, através dos seus carros de incêndio, além do novo helicóptero da Policia Militar que está à disposição da corporação para o resgate de vítimas em acidentes de trânsito, incêndios etc”, afirma o comandante.
O Corpo de Bombeiros conta também com 12 novas motocicletas 300 cilindradas, que irão ser utilizadas pelos serviços de vistorias técnicas e também na inclusão de motolâncias na composição das equipes de Resgate.
Ocorrências
Segundo os Bombeiros, no ano de 2013 foram registradas 4.617 ocorrências. De janeiro a abril deste ano, o Corpo de Bombeiros registrou um total de 1.165 ocorrências, uma média de dez intervenções por dia, entre elas queimadas, incêndios, acidentes de trânsitos, acidentes ambientais, entre outras.
As altas temperaturas do Nordeste e o clima seco ocasionam grandes queimadas em varias regiões do Estado. Mas, de acordo com o comandante da corporação, o maior número de ocorrências atendidas está relacionado a acidentes automobilísticos, e para melhorar o atendimento às vítimas, uma das metas da corporação é capacitar seus profissionais por meio de cursos.
“A qualificação dos nossos profissionais tem sido a nossa grande meta. Fizemos convênios com várias instituições e estamos realizando cursos internos de qualificação profissional como resgate veicular, operações em ambientes confinados, entre outros”, conclui o cel. Antonio Cruz.