domingo, 7 de junho de 2015

CANDIDATOS a Procurador Geral realizam debate fechado


CANDIDATOS a Procurador Geral realizam debate fechado

PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO diz que momento é para 'informalidade' entre promotores


Aconteceu na manhã deste domingo (07/06) o debate entre os candidatos ao cargo de Procurador Geral do Ministério Público. O evento foi fechado e aconteceu na sede campestre da Associação Piauiense do Ministério Público no bairro Satélite, zona Leste de Teresina, com a presença dos seis candidatos. O debate encerrou por volta de 11h, e segundo um dos candidatos, teve os ânimos acirrados.
Mesmo com a defesa de um debate público, com o acesso da imprensa, as discussões acontecem de forma fechada. O portal, único veículo de comunicação presente, teve acesso ao local do debate apenas na hora inicial, com acesso aos candidatos para a realização de perguntas. Um deles chegou a poucos minutos do início do debate.
Paulo Rubens, presidente da Associação do Ministério Público, conversou com nossa reportagem e admitiu que, para os próximos pleitos, será debatida a possibilidade de realização de um debate aberto, com a presença de jornalistas. Mas disse que, neste momento, as discussões irão ocorrer de forma interna.
"Na história do Ministério Público temos centenas de eleições e apenas três debates. Um deles realizado em Cristino Castro, outro na eleição do Dr. Flávio Teixeira e esse agora. Quando formos discutir isso, escolhemos o debate fechado por acreditar que teríamos maior informalidade entre os promotores, mas nada impede que no futuro a gente discuta isso, acho que é uma discussão que pode ser feita, com a possibilidade de um debate aberto", disse.
DSCN7796.JPG
A eleição para procurador acontece no próximo dia 12 de junho. Elói Júnior, Maurício Gomes, Luís Francisco, Cláudia Seabra, Eny Marcos e Cleandro Moura disputam para figurar na lista tríplice que será encaminhada para o governador Wellington Dias, que no final irá escolher o nome do novo procurador.
Paulo esclarece que o debate tem a intenção de debater formalmente as propostas com mais liberdade entre os membros do Ministério Público, com a presença inclusive de aposentados. "Nós tivemos várias revistas e entrevistas concedidas e o momento de hoje é para amadurecer essas propostas dentro da classe, em um debate informal entre os promotores de justiça e procuradores também", afirmou.
Ele ressalta ainda que entre os temas a serem debatidos estão a audiência de custódia, que já é um realidade, o sistema penitenciário, sistema de saúde, por exemplo.
portal  não teve acesso à cópia das regras dos debate, o que segundo Paulo Rubens, precisaria ser aprovado pelos candidatos. A assessoria de imprensa da associação nos leu rapidamente o documento, e explicou que haveria perguntas formuladas pelos participantes, bem como perguntas diretas entre os candidatos. Tempo de pergunta, resposta e comentário seriam cronometrados.
Debate APMP 1.jpg
"ACREDITO NA ESCOLHA DO GOVERNADOR"
O presidente da Associação disse acreditar na escolha natural do "mais votado" pela classe. "Acho que o governador Wellington Dias historicamente agiu assim, não só com o Ministério Público, mas em outras instituições como a Defensoria Pública, acho que naturalmente a escolha deve ser do mais votado. Sei que é uma lista tríplice, mas é natural no processo como esse que ele indique o candidato legitimado pela classe", afirma.
DSCN7808.JPG
DSC_0894.JPG
DSC_0948.JPG
DSC_0896.JPG
DSC_0899.JPG
DSC_0921.JPG
LEIA AINDA SOBRE A ELEIÇÃO PARA PROCURADOR
NOTA DE REPÚDIO CONTRA O 180
A Associação Piauiense do Ministério Público (APMP) divulgou esta última semana nota contra o portal por publicar matéria tratando dos pontos fracos de cada um dos seis candidatos à Procuradoria Geral de Justiça do Piauí. Na nota, confunde fontes jornalísticas, um dos pilares do jornalismo mundial, com fofoqueiros, espalhadores de boatos. Em resposta, o portal chama atenção para a necessidade do respeito à liberdade de imprensa. 
O QUE PESA CONTRA OS SEIS CANDIDATOSDurante seis dias o portal 180 trouxe para a sociedade piauiense as entrevistas com os candidatos ao cargo de Procurador Geral de Justiça do Ministério Público Estadual do Piauí. Na oportunidade, cada um respondeu às perguntas: Por que quer ser Procurador Geral? Cidades em que atuou? Principais carências do MP? Maior desafio se for eleito? Principais propostas? e se suas propostas são executáveis tendo em vista o defasado orçamento da instituição. Foi o momento em que cada um apresentou suas propostas para a tentativa de solucionar os graves problemas do MP. Porém, os pontos mais críticos da instituição, como por exemplo, o fato do MPE-PI ser um dos órgãos do país com um dos piores Portal da Transparência, conforme levantamento do Conselho Nacional do Ministério Público (CNPM), não ganharam propostas claras.
O QUE PESA A FAVOR DOS SEIS CANDIDATOS?O dia seguinte, portal destacou também o que pesa a favor de cada um dos candidatos. O que seria sua principal virtude na disputa e aquilo que pode ser o diferencial para sua vitória. Se a missão de ser escolhido PGJ é árdua e requer muita dedicação, eis, portanto, uma lista de detalhes que pode confirmar a capacidade de cada um no tocante à gerir o Ministério Público do Estado do Piauí. 

fonte 180graus.com