quarta-feira, 6 de setembro de 2017

MPPI e Polícia Civil deflagram “Operação Malum”, que resulta na prisão de agentes públicos em Barras

MPPI e Polícia Civil deflagram “Operação Malum”, que resulta na prisão de agentes públicos em Barras

Pessoas reunidas em uma casa

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) por meio da Promotoria de Justiça de Barras, e a Polícia Civil deflagram na manhã desta terça-feira (05) a “Operação Malum”, que resultou na prisão de dois servidores públicos, um policial civil, Júlio Cesar de Macedo Melo, e agente administrativo da prefeitura de Barras, Francisco Medeiros de Oliveira Júnior , lotado na delegacia civil do município. Foram cumpridos mandados de prisão preventiva, busca e apreensão nas cidades de Barras, Piracuruca, Piripiri e na capital, Teresina. A operação tem por objetivo desarticular o crime organizado que contava com a colaboração de agentes públicos e traficantes pela prática dos crimes de corrupção ativa e passiva, tráfico de drogas, além de associação criminosa. Além dos servidores públicos também foram presos na operação: Joscivania de Meneses Silva e e Josceilton de Meneses Silva,  Mardonis Silva de Paula e Maysa Silva de Paula . 

De acordo com o promotor de Justiça Silas Sereno, titular da promotoria de Justiça de Barras, as investigações foram iniciadas em janeiro deste ano, após o depoimento de um outro agente policial que disse ter conversado com usuários e pequenos traficantes que afirmaram que o agente policial Júlio Cesar de Macedo Melo retirava armas e drogas apreendidas em operações policiais e vendia para traficantes.

Duas pessoas de pé no meio de uma rua. Uma das pessoas está encostada no portão de uma casa

Ainda segundo, o membro do Ministério Público, durante as investigações foram encontrados indícios de que o agente administrativo Francisco Júnior também desviava entorpecentes e repassava para Maysa Silva de Paula (esposa do traficante Decio Adriano condenado a 14 anos de prisão). Maysa mantinha contato com Joscivania, conhecida como Joyce, que reside em Piripiri, considerada uma grande fornecedora de drogas da região, além de atuar no comando de assaltos em Barras região, cobrança de dívidas de drogas. Francisco Júnior ainda foi flagrado negociando a retirada de motos apreendidas em operações policiais.

No total 150 policiais civis da GRECO, DEPRE, Corregedoria da Policia Civil, Diretoria de Inteligência da Secretaria de Estado da Segurança (SSP-PI), Gerência de Polícia do Interior de Altos, Piripiri, Piracuruca, Pedro II, Campo Maior, Castelo do Piauí, Barras, Batalha, Esperantina, Lizilândia, COPAER e Canil da PM.

Bloco de drogas apreendidas na operação policial
Drogas que foram subtraídas da delegacia

Homem sentado
 Júlio Cesar de Macedo Melo, um dos agentes públicos preso na "Operação Malum" 
* Com fotos da Polícia Civil 


Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI
Fones: (86) 99401-1718 , (86) 3221-2065

fonte http://www.mppi.mp.br