MPPI sedia capacitação para mesários que atuarão no processo de escolha de conselheiros tutelares
Nesta quinta-feira, 3 de outubro, aconteceu, na sede do auditório do Ministério Público do Piauí, na zona Leste de Teresina, um treinamento para os voluntários que atuarão na capital como mesários no processo de escolha dos conselheiros tutelares. O promotor de Justiça Luiz Gonzaga Rebelo Filho, titular da 21ª Promotoria de Teresina, responsável por fiscalizar o processo na capital, acompanhou a capacitação dessa manhã. A eleição acontece no próximo domingo, 6, em todo o território nacional. Já no interior do estado, os promotores de Justiça de cada comarca vão fiscalizar processo. A equipe do CAODIJ (Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude), coordenado pela promotora de Justiça Sílvia Reis, auxiliará os trabalhos dos membros de todo o MP do Piauí.
“Nós queremos agradecer a todos os voluntários que estão presentes nesse treinamento. Sabemos que essa eleição exige um acentuado esforço e por isso quero reconhecer e ressaltar a importância do papel de vocês nesse processo, que demanda grande responsabilidade”, disse o promotor de Justiça Luiz Rebelo.
Dividida em duas partes, a capacitação no primeiro momento foi ministrada por Antônio Lisboa, da SEMCASPI (Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas), que exibiu um vídeo produzido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), com orientações para os mesários sobre como preparar o local de votação, instruções de manuseio das urnas, registro de ocorrências na ata, entre outras informações. Na segunda parte foi realizado um treinamento prático com as urnas, durante o qual os mesários foram ensinados como ligar e cadastrar o número do título de eleitor das pessoas que votarão, bem como outros dados.
A votação começa às 8hs e termina às 17hs. No Piauí, 194 municípios realizarão o processo de escolha por meio da votação em urna eletrônica; nos demais, serão utilizadas urnas de lona, também fornecidas pela Justiça Eleitoral. Em Teresina, segundo a presidente da comissão eleitoral, Agneuma Fernanda, serão disponibilizados 43 locais de votação, que contarão com 157 urnas eletrônicas. Só na capital, 98 candidatos disputam 20 vagas para fazer parte de um dos quatro conselhos tutelares da cidade. O mandato tem duração de quatro anos, e começa no dia 10 de janeiro de 2020.
fonte www.mppi.mp.br
Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI