segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Programa "Laboratório Maria da Penha" é classificado na primeira fase do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Programa "Laboratório Maria da Penha" é classificado na primeira fase do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Pessoas de pé sorrindo

O programa Laboratório Mariada Penha, desenvolvido há oito anos pelo Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da 5ª Promotoria de Justiça de Teresina, órgão de execução integrante do NUPEVID, em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Teresina, foi classificado na primeira fase pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) de 2019. Durante a segunda etapa, os representantes do FBSP virão a Teresina conhecer e avaliar o funcionamento da prática, para então ser divulgado o resultado final.

“Em 2012, a 5ª PJ passou a ter gabinete no Centro de Teresina, que correspondia ao laboratório onde havia funcionado uma clínica médica. Então, surgiram a ideia e a formação do Laboratório Maria da Penha. Devido às suas especificidades e resolutividades, o programa ganhou repercussão estadual e hoje se destaca no cenário nacional, tudo em razão do esforço conjunto das equipes que atuam na unidade ministerial”, explica o promotor de Justiça Francisco de Jesus.


Os estudos e atividades desenvolvidas no projeto objetivam capacitar acadêmicos de diversas áreas do conhecimento e atuação profissional, para potencializarem as novas estratégias de promoção e concretização no enfrentamento à violência de gênero.

O programa Laboratório Maria da Penha é executado em quatro fases. Na primeira, estudantes que participam do projeto realizam um estudo completo da Lei Maria da Penha. Na etapa 2, ocorrem as visitas a órgãos e instituições que formam a rede de proteção à mulher vítima de violência. Logo após essa fase, os participantes vão ao juizado para assistirem a audiências e, na fase final, os conhecimentos obtidos no curso são utilizados de forma prática em uma comunidade de Teresina.


 Pessoas de pé sorrindo

fonte www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI