sábado, 26 de outubro de 2019

Promotores de Justiça do MPPI participam do III Seminário Nacional de Política Pública de Saúde no Brasil

Promotores de Justiça do MPPI participam do III Seminário Nacional de Política Pública de Saúde no Brasil

Promotores de Justiça do MPPI ao lado de banner de evento

Os promotores de Justiça Cláudia Seabra, Eny Marcos Vieira Pontes e Gilvânia Alves Viana, do Ministério Público do Estado do Piauí, participaram do III Seminário Nacional de Política Pública de Saúde no Brasil, evento promovido pelo Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), por meio da Comissão Permanente de Defesa da Saúde (COPEDS), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Ministério da Saúde, e com apoio do Ministério Público do Paraná (MPPR). O seminário foi realizado nos dias 24 e 25 de outubro, em Curitiba.

Com o tema “SUS: contextualização, cenários de crise e possibilidades de atuação do Ministério Público”, o III Seminário Nacional tinha como público-alvo os procuradores e promotores de Justiça de todo o país, reunindo ainda gestores das esferas federal, estadual e municipal, bem como representantes de organizações da sociedade civil.

Cláudia Seabra, que é coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS/MPPI), mediou o painel “Os atuais caminhos da tutela individual e coletiva em saúde”, contando com as exposições do professor Fernando Mussa Abujamra Aith, jurista doutorado em Saúde Pública e docente titular do Departamento de Política, Gestão e Saúde da USP; e do promotor de Justiça Marcelo Paulo Mággio, do MPPR, também doutorado em Saúde Pública pela USP e autor do livro “Saúde Pública e sua tutela pelo Ministério Público”.

Promotora de Justiça Cláudia Seabra coordenando painel

A programação incluiu debates sobre as atuais diretrizes governamentais para as políticas de saúde e o seu financiamento, considerando as possibilidades de sustentabilidade do atual modelo, bem como as consequências da desvinculação das receitas da União para o setor. Para Cláudia Seabra, a participação do Ministério Público do Piauí em eventos tão importantes é crucial para a construção e a atualização do conhecimento. “É imprescindível que nos mantenhamos alinhados às novas tendências do Direito Sanitário e às mais novas técnicas de manejo de questões que influenciam diretamente a qualidade dos serviços de saúde prestados à população”, frisou a promotora de Justiça.

fonte www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI