terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Comandante do 4º BPM é exonerado após defender morte de bandido

Comandante do 4º BPM é exonerado após defender morte de bandido

O anúncio da exoneração foi feito pelo próprio oficial no grupo de Whatsapp destinado às relações públicas do batalhão.


coronel Edwaldo Viana, comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar de Picos, foi exonerado da função nesta terça-feira (07), após decisão do governador Wellington Dias. O anúncio da exoneração foi feito pelo próprio oficial no grupo de Whatsapp destinado às relações públicas do batalhão.
Segundo ele, a motivação que levou à sua exoneração teria sido uma polêmica envolvendo uma fala sua sobre a morte de bandidos por policiais. No áudio enviado aos jornalistas, o comandante reiterou a sua opinião sobre o assunto. "Quando eu estou falando que bandido tem que descer as cordas, eu não estou fazendo apologia ao crime, eu estou falando a realidade, e quem tá na batalha é para morrer ou matar", afirmou.
Para o coronel, a sua exoneração do comando do 4º BPM tem motivações políticas e que "fizeram a sua cabeça" para o governador Wellington Dias. "Eu fui recebido de surpresa, fui exonerado da função não por querer do comandante geral, mas por forças políticas. Essas minhas palavras foram levadas até o governador, tenho certeza que o governador não tinha essa intenção, mas foi induzido por pessoas políticas, que quiseram a minha cabeça", disse.
Coronel Edwaldo Viana. (Foto: Reprodução/Cidades na Net)
O comandante declarou que, mesmo chateado com a decisão do Governo do Estado, sai do Comando de cabeça erguida. Segundo ele, durante o seu comando a região de Picos registrou o menor índice de criminalidade dos últimos anos. "Não é a toa que por dois anos consecutivos fomos escolhidos o melhor batalhão, o que mais apreendeu armas e drogas. Estamos deixando uma cidade em que passou dois anos sem morrer um cidadão, o resto que morria não morria, descia as cordas. Nunca me curvei pra bandidagem e nunca vou me curvar, eu prefiro a morte", destacou.
O coronel Edwaldo Viana destacou ainda que foi lhe oferecido o comando de um dos batalhões da Capital, mas que recusou o convite. "Não vou aceitar, porque eles fizeram isso pra me silenciar, porque agora que eu vou falar, agora estou livre pra falar', finalizou.
A solenidade de passagem de comando acontecerá às 9h da próxima sexta-feira (10), na sede do 4º BPM, em Picos. Até o momento, o nome do novo comandante não foi anunciado pela PM.

fonte www.portalodia.com