A vereadora Thanandra Sarapatinhas anunciou nesta quarta-feira (30), que vai deixar o Patriotas, segundo a parlamentar, a direção do partido e algumas lideranças estavam perseguindo-a desde que ganhou as eleições para vereadora em Teresina.
“Como eu não estou nenhum pingo confortável com o partido, tem muita perseguição desde quando eu ganhei”.
A vereadora afirma que o partido teria exigido mais espaço em seu gabinete, e ela negou.
“Eles queriam ter espaço no meu gabinete, mas eu não deixei porque na época da campanha, ninguém me ajudou, então eu não tinha obrigação nenhuma. E depois disso começaram a me perseguir e eu cortei relação com o partido”, completa.
De acordo com Thanandra a ida para outra legenda deve levar em conta a causa animal, já que foi eleita defendendo a bandeira da proteção aos animais.
“Eu ainda estou avaliando alguns convites e estou vendo qual vai me ajudar na minha causa”, disse.
Impedimento
A legislação eleitoral só vai abrir janela partidária em 2024.
A cada ano eleitoral, ocorre a chamada “janela partidária”, um prazo de 30 dias para que parlamentares possam mudar de partido sem perder o mandato. Esse período acontece seis meses antes do pleito.
Fora do período da janela partidária, existem algumas situações que permitem a mudança de partido com base na saída por justa causa. São elas: criação de uma sigla; fim ou fusão do partido; desvio do programa partidário ou grave discriminação pessoal. Portanto, mudanças de legenda que não se enquadrem nesses motivos podem levar à perda do mandato.
Motivo pela qual a Thanandra deve procurar os meios jurídicos para se desfiliar.