A Corregedoria Geral de Justiça do Estado do Piauí (CGJ-PI) encerrou correições ordinárias nas comarcas de Elesbão Veloso e Água Branca. As atividades foram realizadas em datas distintas, no início e no final desta última semana de novembro. As correições foram coordenadas pelo magistrado Antonio Oliveira, juiz auxiliar da corregedoria nos termos das Portarias de n° 3605/2020 e 1474/2021 da CGJ-PI.
“O intuito desse procedimento é o de colaborar e orientar as unidades jurisdicionais; para isso, contamos com o apoio dos magistrados e servidores das unidades correicionadas na transparência, promoção da ética e no fortalecimento do serviço público”, disse magistrado Antonio Oliveira.
Em Água Branca, o juiz titular da Vara Única, José Eduardo Couto de Oliveira, ressaltou que as correições são importantes por auxiliarem no direcionamento dos trabalhos nas unidades judiciárias. “O auxílio da Secretaria Remota tem contribuído para redução do fluxo de processos no setor; é preciso citar o comprometimento e o empenho diário dos servidores que em suas atividades funcionais têm colaborado para alcançarmos as metas da Conselho Nacional de Justiça (CNJ)”, declarou o magistrado acerca da atuação dos grupos de apoio da Corregedoria na comarca.
O secretário da Vara Única da Comarca de Elesbão Veloso, Eulino Pires Silva, agradeceu a presença da Corregedoria. “Uma das dificuldades que encontramos é a eventual demanda de ações relativas a empréstimos consignados; porém, apesar disso a equipe tem se destacado na baixa de processos” exemplifica o servidor.
Sobre as atividades correicionais, o corregedor-geral da Justiça do Estado do Piauí, desembargador Fernando Lopes, reafirma que “o nosso objetivo, além de acompanhar e apoiar as unidades, é atuar na resolutividade dessas dificuldades; esse é nosso compromisso com a Justiça em primeiro grau”.