Integrantes do Ministério Público do Piauí e da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí (OAB-PI) estiveram reunidos ontem, 30 de março, para dialogar sobre a cooperação em ações relacionadas ao direito sistêmico, às práticas autocompositivas, à conciliação e à mediação. A conversa aconteceu na sede da Casa da Cidadania, espaço do Ministério Público, que abriga o Núcleo de Práticas Autocompositivas e Restaurativas da instituição.
As advogadas da Comissão de Justiça Restaurativa e Direito Sistêmico da OAB-PI foram recebidas pela promotora de Justiça Cynara Barbosa, coordenadora do Nupar, e Michele Rodrigues, assessora ministerial.
Durante o encontro as representantes das duas instituições conversaram sobre a importância do desenvolvimento de soluções extrajudiciais para os conflitos. A presidente e a vice-presidente da comissão, Gillianne Almeida e Fabíola Sérvulo, se colocaram a disposição para a realização de capacitações conjuntas entre o MPPI e a OAB na área. A reunião contou também com a participação da coordenadora-adjunta da vice-presidência da OAB, Joelma Meireles, que representou a vice-presidente da entidade, Daniela Freitas.
“É muito importante esse diálogo e parceria porque estimula a disseminação dessa nova forma de operar o Direito. Agradecemos o apoio que recebemos aqui da OAB-PI, através da Comissão de Justiça Restaurativa e Direito Sistêmico, e também nos colocamos à disposição”, disse a Promotora Cynara Barbosa.
fonte www.mppi.mp.br
Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI