quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Em dois anos, Semcaspi realiza mais de 38 mil atendimentos à população em situação de rua

 

Semcaspi realiza mais de 38 mil atendimentos à população em situação de rua, em dois anos . Foto (Ascom/Semcaspi).

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), por meio do Centro de Valorização para População em Situação de Rua (CVPSR), realizou, durante os dois anos de funcionamento da unidade, um total de 38.846 atendimentos à população em situação de rua. O CVPSR foi inaugurado em 16 de agosto de 2021 e oferece serviços do Centro Pop e da Casa do Caminho.

A unidade também oferece Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) e refeições fornecidas pelo Restaurante Popular, que nestes dois anos forneceu 24.253 refeições gratuitas para a população atendida pelo Centro de Valorização.

De acordo com Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, o crescimento do números de assistidos pelo Centro de Valorização acontece porque o serviço consegue alcançar as pessoas que necessitam.

“A prefeitura tem cumprido a sua meta de manter o olhar sensível às pessoas em vulnerabilidade social, foi um desejo do prefeito Dr. Pessoa, oferecer um espaço que atenda às necessidades da população em situação de rua. O aumento no número de atendimento tem sido crescente a cada ano, o que significa que estamos chegando em quem mais precisa dele. O Centro de Valorização à Pessoa em Situação de Rua promove a qualidade de vida a esta população, com um espaço que conta com banheiros, lavanderia, refeitório, auditório, dormitórios e estrutura que melhor atende a necessidade de todos os serviços da unidade”, explica.

Ariane Sousa, gerente do Centro de Valorização para População em Situação de Rua, fala que a unidade uniu dois serviços já existentes em um só local.

“A gente funciona diariamente atendendo essas pessoas que tanto necessitam desse acolhimento, oferecemos serviços psíquico social, do CRAS, acesso ao banho, a refeição do restaurante popular, além da comida do Centro de Valorização. Há dois anos que a gestão tem se preocupado não apenas em oferecer comida e uma dormida, mas também um atendimento de qualidade para a garantia de direitos”, destaca.