segunda-feira, 31 de março de 2025

Vereadora quer retorno da linha "Corujão" em Teresina

 No texto, Samantha Cavalca pretende restabelecer o transporte noturno para atender trabalhadores da capital.

Ao fim de 2019, a população já reclamava da não circulação da linha Corujão, que atendia aos trabalhadores noturnos em Teresina. Com a pandemia de Covid-19, essa linha não retomou o funcionamento. A vereadora Samantha Cavalca (PP) enviou uma indicação à Câmara Municipal de Teresina (CMT) nesta segunda-feira (31) para o seu retorno.

Vereadora quer retorno da linha "Corujão" em Teresina. - (Arquivo / O DIA)Arquivo / O DIA
Vereadora quer retorno da linha "Corujão" em Teresina.

    Após a apreciação do parlamento municipal, o texto seguirá para o prefeito Silvio Mendes (PP), para que a solicitação seja determinada ao superintendente da Strans, Carlos Daniel, solicitando a volta do Corujão para atender os trabalhadores que atuam no período da noite em Teresina.

    Em justificativa, a vereadora apontou ser um pedido formulado pela própria comunidade: “Solicito via de ônibus corujão para atender os trabalhadores noturnos. O pedido se faz necessário tendo em vista que os trabalhadores noturnos estão gastando parte dos seus proventos com serviço de transportes”, disse a parlamentar.

    Vereadora de Teresina, Samantha Cavalca (Progressistas) - (O Dia)O Dia
    Vereadora de Teresina, Samantha Cavalca (Progressistas)

    Usuários de transporte coletivo diminuíram na capital

    Somente 11% da população da cidade de fato pega ônibus. Para efeito de comparação, antes da pandemia e da crise do setor, pelo menos 60% dos teresinenses faziam uso de ônibus.Os números foram fornecidos pelo prefeito Silvio Mendes (UB) em entrevista exclusiva ao O Dia na última semana.

    Prefeito Silvio Mendes.  - (Divulgação PMT)Divulgação PMT
    Prefeito Silvio Mendes.

    Ele contou que o principal desafio de sua gestão não é só colocar mais ônibus nas ruas, mas fazer com que o teresinense volte a utilizar o transporte público e mantenha o negócio rentável tanto para as empresas quanto para os municípios, pois é essa rentabilidade que permitirá mais investimentos.

    O gestor acredita que é preciso encontrar formas de tornar o transporte público de Teresina mais atrativo para a população, incentivando seu uso através de melhorias, como a oferta de ônibus novos e mais confortáveis, ampliação de linhas, aumento da frota circulante para reduzir a demora e dar mais eficiência ao sistema. É isso que, segundo Silvio Mendes, precisa ser pensado em conjunto com as empresas que operam o setor, ouvindo também a população.


    fonte portalodia.com