quinta-feira, 31 de julho de 2014

Piauí é um dos primeiros estados a iniciar campanha contra Hepatite


Piauí é um dos primeiros estados a iniciar campanha contra Hepatite

De acordo com a FMS, a imunização em Teresina deverá ser iniciada somente no mês novembro; meta da capital é vacinar mais de 12 mil.

O Piauí deve ser um dos primeiros estados a receber a campanha de vacinação contra a Hepatite A. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), devem ser vacinadas mais de 50 mil crianças de 1 ano até 1 ano e 11 meses. Em Teresina, devem ser imunizadas 12.189 crianças.
A meta nacional, estipulada pelo Ministério da Saúde, é de imunizar três milhões de crianças em um ano. O Ministério informou ainda que já foram distribuídas 1,2 milhão de doses desde o início do mês de julho até agora. A distribuição segue até setembro deste ano. Agora, o calendário anual de vacinas passar a conter 14 vacinas distribuídas gratuitamente.
Foto: Marcela Pachêco/O Dia

A faixa etária de vacinação contra a Hepatite A vai de crianças com 1 ano de vida até 1 ano e 11 meses
Segundo a coordenação estadual de Imunizações da Sesapi, a entrega do primeiro lote de vacinas da Hepatite A foi finalizada há uma semana. “Neste primeiro momento, recebemos 15 mil doses, distribuídas a todos os municípios do Piauí, através das regionais de saúde. Será uma vacinação gradativa, com a implantação de uma rotina do serviço, não sendo uma campanha específica”, afirma a coordenadora estadual de Imunização, Doralice Lopes. Posteriormente, está prevista a distribuição de mais cinco mil doses.
Em todo o país, o Ministério da Saúde pretende reduzir em 65% o número de casos de hepatite A e em 59% as mortes causadas pela doença. Segundo a coordenação de estadual de Epidemiologia, no ano de 2013, o Piauí teve 448 notificações de hepatites dos tipos A, B e C.
Além do Piauí, as unidades básicas de saúde do estado do Acre, Rondônia, Alagoas, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e do Distrito Federal já contam com as vacinas disponíveis. Os pais das crianças devem procurar em tempo hábil os postos de vacinação.

fonte portal o dia