Juiz eleitoral determina que Facebook retire do ar perfis falsos contra Zé Filho
Foto: Kalberto Rodrigues
Advogado Valdílio Falcão acionou o TRE-PI e a Polícia Federal contra os perfis falsos
Advogado Valdílio Falcão acionou o TRE-PI e a Polícia Federal contra os perfis falsos
Ampliada às 11h21
O juiz auxiliar da propaganda eleitoral no Piauí, Sebastião Firmino Lima Filho, determinou nesta quarta-feira (6) que o Facebook retire do ar cinco perfis supostamente falsos acusados de fazer ataques a Antônio José de Moraes Souza Filho, o Zé Filho (PMDB).
De acordo com o advogado Valdílio Falcão, a ação cautelar foi movida na segunda-feira (4) contra páginas criadas para difamar o nome do candidato à reeleição. O caso também foi registrado pelos advogados da coligação na Polícia Federal.
A rede social tem 24 horas para deletar as páginas da internet. Além disso, o juiz determina que o Facebook forneça as informações que possam ajudar a identificar os verdadeiros autores dos perfis "fakes", falso na gíria em inglês.
"Continuando as citadas postagens no facebook, da maneira como apresentadas, terminarão por levar a uma situação de desequilíbrio no pleito, já que aviltantes à imagem do candidato em tela, ocorrendo verdadeira propaganda eleitoral negativa a seu respeito", diz um trecho da decisão.
O prazo para a retirada dos perfis é de 24 horas a partir da publicação da liminar. Em caso de descumprimento, o Facebook poderá pagar multa de R$ 5 mil por dia de descumprimento.
Até o final da manhã desta quarta-feira, os cinco perfis listados na ação continuavam no ar. Em geral, todos publicam e compartilham comentários contrários a Zé Filho. Abaixo, imagens de algumas das páginas denunciadas:
fonte cidadeverde.com