quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Tijolo ecológico surge como alternativa para oleiros do Poty Velho


Tijolo ecológico surge como alternativa para oleiros do Poty Velho

Uma das mais antigas atividades econômicas de Teresina, a fabricação de tijolos, estava ameaçada pelo esgotamento da argila, sua principal matéria prima. Mas uma alternativa simples e criativa surgiu para manter viva essa tradição centenária e garantir fonte de renda para muitas famílias do Poty Velho: o tijolo ecológico. 
                                                                                          
Ao todo, 40 oleiros passaram por cursos de capacitação e aprenderam a confeccionar tijolos que usam apenas cascalho, restos de construção e cimento, além da máquina de produção. “O custo para a produção dos tijolos ecológicos é mais baixo que o custo da produção de um comum, além de ajudar a preservar o meio ambiente”, disse Luis Felipe da Costa, da Associação dos Oleiros.
Na manhã desta quarta-feira (06), o prefeito Firmino Filho anunciou que vai construir uma casa na zona norte utilizando esse tipo de tijolo para servir de teste para a população. “Vai ser um protótipo que deve servir para a conquista de consumidores. Essa é uma ótima alternativa para reformas e ampliações de imóveis”, pontuou o gestor municipal. 
Olaria Ecológica Comunitária 
Dentro da programação do aniversário de Teresina, o prefeito Firmino Filho assinou, na manhã de hoje, o convênio do projeto “Olaria Ecológica Comunitária de Teresina”, que tem por objetivo gerar emprego e renda para os oleiros remanescentes do projeto Lagos do Norte e que já passaram pelos cursos de qualificação para a produção de tijolos ecológicos. 

fonte cidadeverde.com