quinta-feira, 11 de junho de 2015

Tribunal afasta presidente do River por 180 dias após caso da "mala branca"


Tribunal afasta presidente do River por 180 dias após caso da "mala branca"

Fotos: Arquivo Cidade Verde/Raoni Barbosa
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu suspender o presidente do River Atlético Clube, Elizeu Aguiar, por 180 dias, além do pagamento de multa de R$ 30 mil. O dirigente ficará afastado do futebol após ser denunciado pela oferta de dinheiro para a vitória de um time na Série D do Campeonato Brasileiro de 2014. A decisão foi tomada pela corte em sessão nesta quinta-feira (11).
No ano passado, o River dependia do resultado de adversários para se classificar para a segunda fase da Série D. Em entrevista a um site, Elizeu Aguiar teria admitido a oferta de R$ 20 mil ao Interporto (TO) para que vencesse o Moto Club (MA), rival direto do time tricolor na busca pela classificação. O Moto acabou vencendo o jogo por 4 a 2. 
Elizeu Aguiar chegou a ser inocentado em um primeiro julgamento. O Procurador-geral da Justiça Desportiva, Paulo Schmitt, recorreu após ser divulgado um áudio com a entrevista do presidente do River. "Estamos falando de uma coisa comum como acham comum xingar o árbitro, oferecer dinheiro para jogar, que é visto como uma coisa normal. Oferecer dinheiro para ganhar é igual a aqueles que oferecem dinheiro para perder", disse Schmitt durante o julgamento.
Com a decisão, Elizeu Aguiar não poderá responder pelo River até o fim do ano. A assessoria do clube informou que o dirigente não irá conceder entrevistas e nem comentar o caso. 
O River divulgou nota informando que o deputado estadual Júlio Arcoverde (PP), vice-presidente do Galo, vai assumir a presidência no período em que Elizeu Aguiar estiver afastado. 
Veja a nota do River na íntegra:
Nota à imprensa:
Em cumprimento à decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que afastou o presidente do River Atlético Clube, Elizeu Aguiar, por 180 dias de suas atividades junto ao clube, a diretoria tricolor confirma o afastamento oficial do mesmo pelo período determinado e anuncia que, automaticamente, o vice-presidente Júlio Arcoverde assumirá a presidência do clube.
A diretoria tricolor recebe esta decisão com muito pesar, mas garante aos torcedores tricolores que vai continuar o planejamento e o trabalho que estava sendo executado pelo então presidente Elizeu Aguiar. O vice-presidente de futebol profissional do River, Renato Berger vai responder diretamente pelos assuntos voltados à pasta e continuar trabalhando na execução do planejamento da equipe profissional.
Os demais diretores seguem o mesmo ritmo, com o objetivo permanente de buscar a conquista da Série D do Campeonato Brasileiro, fortalecer o programa Torcedor de Vantagens, seguir com a revitalização das categorias de base e etc.
A partir desta data (11.06.2015), Elizeu Aguiar, por 180 dias, não poderá mais responder pelo River Atlético Clube.
Att,
A Diretoria.

fonte cidadeverde.com