terça-feira, 18 de outubro de 2016

Lançamento da segunda fase do Lagoas do Norte é marcado por protestos

Lançamento da segunda fase do Lagoas do Norte é marcado por protestos

A previsão é que em cinco anos todas as intervenções estejam concluídas.

O lançamento da segunda fase do Programa Lagoas do Norte, que aconteceu no bairro Mocambinho, foi marcado por manifestações, nesta terça-feira (18). Os moradores se recusam a serem removidos da área e solicitam diálogo com o prefeito de Teresina, Firmino Filho, para tratarem sobre uma proposta de ampliação do parque sem que haja a retirada das quase 3 mil famílias que residem no local.

Prefeito Firmino Filho
Prefeito Firmino Filho

Nessa primeira etapa, serão executadas quatro intervenções: melhoria dos viveiros de mudas, construção do Parque do Mocambinho e da Praça dos Orixás e a reforma do pavilhão do Parque Encontro dos Rios. Juntas, as intervenções somam investimentos de R$ 13 milhões com recursos do Banco Mundial. As quatro frentes iniciais fazem parte de um conjunto de mais de 30 obras que serão realizadas na segunda etapa do Programa Lagoas do Norte, que terá investimentos de R$ 88 milhões de dólares. A previsão é que em cinco anos todas as intervenções estejam concluídas.
“O Lagoas do Norte tem respeito de toda cidade. Os frutos da primeira etapa são palpáveis, como o Mercado Rui Barbosa, o Teatro do Boi. Agora, são 88 milhões de dólares para melhorar a infraestrutura urbana, para fazer mais para quem mais precisa. Nosso compromisso é de mudar mais para melhor”, disse o prefeito Firmino Filho, fazendo referência ao valor total do contrato com o Banco Mundial para execução das intervenções da segunda etapa.
A segunda etapa do Programa Lagoas do Norte prevê a continuidade das intervenções realizadas na primeira fase, com a expansão de serviços de saneamento, proteção contra enchentes, mobilidade urbana e a criação de mais áreas verdes e de lazer na região. A principal ação a ser realizada na segunda etapa é o reforço dos mecanismos de controle de enchentes. A obra vai expandir o sistema de drenagem, formado por canais de interligação, estação de bombeamento e diques de proteção.
fonte www.portalaz.com.br