Policiais passam por 3 dias de capacitação em controle de distúrbios de alto risco
Na manhã de ontem (03), o Subcomandante Geral, Coronel Lindomar, esteve presente no primeiro dia do ciclo de palestras com o tema “Processo de capacitação de Forças Especializadas: a atuação específica das Unidades de Operações Especiais e controle de distúrbios em eventos de defesa social de alto risco”, que terá duração de 3 dias no auditório do QCG.
A capacitação, que é direcionada aos policiais que fazem parte de unidades subordinadas ao Comando de Policiamento Especializado, como BOPE, BPRONE e CANIL, foi elaborada por meio de reflexões teóricas bibliográficas e documentais e tem o objetivo de discutir os treinamentos utilizados nessas forças, além de abordar a ação do primeiro interventor em ocorrências de manifestações reivindicatórias e em incidentes críticos.
“Em síntese, a gente tenta entender os porquês de tropas especializadas terem uma motivação diferenciada, um rito, no seu treinamento, diferenciado. Então a gente aborda aspectos de antropologia, psicologia, psicopedagogia, para tentar justificar a metodologia diferenciada de treinamento e capacitação”, explica o palestrante 1° Tenente Antunes, do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar de Minas Gerais.
Texto: Cb Larissa
Fotos: Sgt F. Carvalho