Enormes filas marcam último dia do prazo para regularizar o título de eleitor
No Piauí, a Justiça Eleitoral pode cancelar quase 17 mil títulos eleitorais nesta situação, sendo 4.971 só em Teresina
Hoje (02) é o último dia para os eleitores que não votaram, não justificaram e nem pagaram a multa correspondente nas últimas três eleições consecutivas regularizarem sua situação junto ao cartório eleitoral. No Piauí, a Justiça Eleitoral pode cancelar quase 17 mil títulos eleitorais nesta situação, sendo 4.971 só em Teresina.
No Fórum Eleitoral de Teresina, onde funcionam as 1ª, 2ª, 63ª, 97ª e 98ª zonas eleitorais, localizado no Centro de Teresina, uma grande fila de pessoas se formou na porta do local. Uma delas era a diarista Maria do Socorro Mendes, que faltou à última eleição por não ter realizado recadastramento biométrico no município onde morava, União.
Foto: Assis Fernandes/ODIA
Maria não se enquadra no mote de pessoas convocadas para regularizar o título, contudo, afirma que não sabia da informação. “A dificuldade que nós encontramos é a falta de informação. Eu soube, ontem, que hoje era o último dia para resolver, mas cheguei aqui e pessoas lá de dentro falaram que era quem não votou nas três ultimas. Mas eu cheguei cedo e já que estou aqui, vou logo ajeitar isso”, contou.
De acordo com Adriano Leal, chefe de cartório da 2ª zona eleitoral, a grande procura pelo Fórum na data se deve a eleitores em busca de outros serviços tais como a solicitação de título de eleitor pela primeira vez, eleitores com direitos políticos suspensos ou até mesmo quem deixou de votar somente uma vez.
No local, o eleitor emite uma taxa correspondente ao valor de R$ 3,50 e pode retornar qualquer outro dia com o boleto pago para quitar suas obrigações com a Justiça eleitoral.
Segundo Adriano, outros diversos procedimentos podem ser requeridos no Fórum Eleitoral normalmente a partir de hoje (3) sem transtornos. “A convocação era apenas para quem deixou de votar em três eleições consecutivas. O aumento não é porque o eleitor deixou para vir no último dia, mas porque existem pessoas que vieram para resolver outros problemas. Nós fizemos trabalho de triagem para orientar aqueles que podem realizar procedimentos outros dias”, afirma.
O eleitor que não votou ou não justificou somente uma vez tem um prazo para regularizar a situação, até o início do mês de maio de 2018. Já quem teve o título cancelado por não ter comparecido ontem (02) em algum cartório eleitoral, pode requerer uma revisão do seu titulo eleitoral e se regularizar.