Comarca de Parnaíba apresenta dados da 8ª Semana da Justiça Pela Paz em Casa
O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), em parceria com a 1ª Vara Criminal de Parnaíba, com apoio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, e a Defensoria Pública do Estado do Piauí, concluiu a 8ª Semana Justiça pela Paz em Casa, iniciada no última segunda-feira (21). A Semana é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça e tem o objetivo de ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006), com julgamentos concentrados de ações penais relativas à violência de gênero.
A Comarca de Parnaíba realizou com êxito um saldo de 228 (duzentas e vinte e oito) audiências, sendo que estavam previstas 203 (duzentas e três) e, portanto, resultando num percentual superior ao esperado com 112% de processos analisados. Com o total envolvimento dos órgãos mencionados, nas figuras da Juíza Titular da 1ª Vara Criminal, Maria do Perpétuo Socorro Ivani Vasconcelos; do Juiz Auxiliar designado para o ato, Stefan Oliveira Ladislau; dos Promotores de Justiça, Afonso Aroldo Feitosa Araújo e Ari Martins; das Defensoras Públicas, Ellen Carla Gomes Brandão e Dayana Sampaio Mendes Magalhães, ambas atuando em defesa dos direitos das mulheres bem como os Defensores Públicos, Leonardo Fonseca Barbosa e Gervásio Pimentel Fernandes, advogando em favor dos réus, conforme assegurado pelo princípio da ampla defesa processual.
Para o Promotor de Justiça Ari Martins, a atividade é uma possibilidade para o diálogo e o restabelecimento de laços. “A Semana Pela Paz em Casa possibilitou mais de duas centenas de oportunidades de recomeço, de reencontro, de perdão, de responsabilização e de proteção. Foram audiências marcantes, de muita vida e emoção”, avaliou o membro do Ministério Público.
fonte http://www.mppi.mp.br
*Com informações do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI)
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI