segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Comarca de Parnaíba apresenta dados da 8ª Semana da Justiça Pela Paz em Casa

Comarca de Parnaíba apresenta dados da 8ª Semana da Justiça Pela Paz em Casa

Pessoas de pé atrás de uma bancada sorrindo para fotografia

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), em parceria com a 1ª Vara Criminal de Parnaíba, com apoio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, e a Defensoria Pública do Estado do Piauí, concluiu a 8ª Semana Justiça pela Paz em Casa, iniciada no última segunda-feira (21). A Semana é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça e tem o objetivo de ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006), com julgamentos concentrados de ações penais relativas à violência de gênero.
A Comarca de Parnaíba realizou com êxito um saldo de 228 (duzentas e vinte e oito) audiências, sendo que estavam previstas 203 (duzentas e três) e, portanto, resultando num percentual superior ao esperado com 112% de processos analisados. Com o total envolvimento dos órgãos mencionados, nas figuras da Juíza Titular da 1ª Vara Criminal, Maria do Perpétuo Socorro Ivani Vasconcelos; do Juiz Auxiliar designado para o ato, Stefan Oliveira Ladislau; dos Promotores de Justiça, Afonso Aroldo Feitosa Araújo e Ari Martins; das Defensoras Públicas, Ellen Carla Gomes Brandão e Dayana Sampaio Mendes Magalhães, ambas atuando em defesa dos direitos das mulheres bem como os Defensores Públicos, Leonardo Fonseca Barbosa e Gervásio Pimentel Fernandes, advogando em favor dos réus, conforme assegurado pelo princípio da ampla defesa processual.
Para o Promotor de Justiça Ari Martins, a atividade é uma possibilidade para o diálogo e o restabelecimento de laços. “A Semana Pela Paz em Casa possibilitou mais de duas centenas de oportunidades de recomeço, de reencontro, de perdão, de responsabilização e de proteção. Foram audiências marcantes, de muita vida e emoção”, avaliou o membro do Ministério Público. 

Pessoas sentadas em mesas, durante audiência. No momento estão todos sorrindo e olhando para fotografia

fonte http://www.mppi.mp.br 

*Com informações do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) 

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI