segunda-feira, 28 de agosto de 2017

PGJ e membros do MPPI recebem medalha "Colar Mérito do TCE-PI" em solenidade alusiva aos 118 do Tribunal de Contas

PGJ e membros do MPPI recebem medalha "Colar Mérito do TCE-PI" em solenidade alusiva aos 118 do Tribunal de Contas

Pessoas de pé atrás de uma mesa, com arranjos de flores

Três membros do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) receberam, na manhã desta segunda-feira (28), a Medalha Colar do Mérito do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). O Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Moura, a Procuradora de Justiça, Rosangela Loureiro e o Promotor de Justiça Rômulo Cordão foram agraciados com a homenagem pelos relevantes serviços prestados à Corte de Contas do Piauí. A solenidade de entrega da insígnia ocorreu no auditório da sede do TCE-PI, no Centro Administrativo, em Teresina, e faz parte das comemorações ao aniversário de 118 anos da instituição. O órgão de fiscalização é o mais antigo do Brasil.

No total 14 personalidades receberam "Colar do Mérito do TCE-PI" entres as quais: o juiz Max Paulo Soares de Alcântara; o contador Joaquim Pio Mendes Vieira Neto, a empresária Cristina Maria Miranda de Sousa, o engenheiro Francisco Gerardo da Silva, ex-prefeito de Teresina; o deputado estadual Wilson Nunes Brandão, o médico Gilberto Albuquerque, o reitor da Universidade Federal do Piauí, José Arimatéia Dantas Lopes e Patrício Piauiense Soares de Araújo, servidor do TCE-PI; e o filósofo e teólogo Johannes Skorzak.

O presidente do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebelo, disse que a homenagem é um reconhecimento e agradecimento às pessoas que ajudam o controle externo no trabalho de combate à má gestão e na promoção da administração correta e justa. Destacou que, neste momento, em que o país atravessa uma grave crise ética e moral, aumenta a responsabilidade e a importância do papel dos órgãos de controle.

Criado e instalado, em 1893, século XIX, no Governo de Coriolano de Carvalho e Silva, o Tribunal de Contas do Estado do Piauí é o mais antigo dos Tribunais de Contas dos estados do país. Em 1930, foi extinto na Revolução de 1930, que retirou da presidência da República  Washington Luís e findou a chamada República Velha. O TCE do Piauí foi recriado, em 24 de maio de 1946, pelo decreto-lei nº 1.200, após o fim da Ditadura do Estado Novo, no 1º Governo de Getúlio Vargas.

O TCE-PI tem como missão “exercer o controle externo, mediante orientação, fiscalização e avaliação da gestão dos recursos públicos, visando a sua efetiva aplicação em prol da sociedade”.

*Com informações do TCE-PI
Duas pessoas segurando um livro de pé e sorrindo para fotografia
Duas pessoas segurando um livro com as mãos

Duas pessoas de pé segurando um livro

Três pessoas de pé sorrindo para fotografia, no pescoço está o colar do mérito do Tribunal de Contas do Piauí

Pessoas de pé sorrindo para fotografia

fonte http://www.mppi.mp.br