segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Falta de sinalização provoca acidentes em cruzamento de linha férrea

Falta de sinalização provoca acidentes em cruzamento de linha férrea

Depois de obras, local tornou-se uma tragédia anunciada sem a sinalização adequada

A falta de sinalização horizontal na linha férrea que atravessa a Avenida Higino Cunha, próximo ao Quartel do Comando Geral, bem na cabeceira da ponte Wall Ferraz (sentido Sul/Sudeste) está se tornando uma tragédia anunciada. Na manhã desta segunda-feira (28) o metrô quase atingia um carro que trafegava pelo local.
"Está tendo zero fiscalização no trilho do metrô na ponte Wall Ferraz. Acabei de passar lá e só ouvi a buzinada do metrô, já em cima. Passei e rezei pra quem vinha atrás parar", afirma um advogado que não quis se identificar.
Cruzamento entre a Avenida Higino Cunha e a linha férrea (Foto: Valéria Amorim / Portal AZ)
Cruzamento entre a Avenida Higino Cunha e a linha férrea (Foto: Valéria Amorim / Portal AZ)
Há quatro meses o trecho recebeu uma nova pavimentação para dar acesso à ponte Wall Ferraz, mas até o momento não há fiscalização adequada.
É necessário redobrar a atenção ao trafegar pela via. “Agora só dá para saber que o trem ou o metrô está se aproximando quando o maquinista buzina, pois, quando foram fazer as obras retiraram a cancela que tinha aqui”, disse o motorista Reginaldo Soares. 
Placas que fazem a sinalização vertical (Foto: Valéria Amorim /Portal AZ)
Placas que fazem a sinalização vertical (Foto: Valéria Amorim /Portal AZ)
No local, apenas as placas que fazem a sinalização vertical e a passagem de nível indica que os carros devem reduzir a velocidade, mas ainda assim muitos acidentes já foram registrados.
“O metrô só buzina quando já está perto, então como não há mais a cancela eu já vi várias batidas aqui e pior que às vezes acontece até de três carros colidirem por não conseguirem parar a tempo”, relata a comerciante Valdelita de Oliveira Melo, que mora nas proximidades do cruzamento.
Além disso, a guarita que deveria servir de fiscalização no local permanece abandonada.
Guarita abandonada no cruzamento (Foto: Valéria Amorim / Portal AZ)
Guarita abandonada no cruzamento (Foto: Valéria Amorim / Portal AZ)
De acordo com o diretor geral da Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP), Antônio Sobral, o órgão vem pedindo uma providência da Strans.
“Os maquinistas são obrigados a reduzir e buzinar quando se aproximam do cruzamento, mas só isso não adianta. Desde que foram feitas as obras do alargamento o tráfego aumentou e nós estamos cobrando a melhoria na parte rodoviária, inclusive há dois meses nós enviamos um ofício solicitando a sinalização horizontal”, disse Sobral.
Segundo o diretor geral da CMTP, a Setrans (Secretária de Transportes) irá realizar ainda nesse semestre uma licitação para construir um viaduto no local. “Esperamos que até o começo do próximo ano já comecem a fazer um viaduto semelhante ao que passa na Rua Goiás, para que tanto o metrô quanto o trem não passe mais pelo cruzamento”, afirma.
Portal AZ entrou em contato com a assessoria de imprensa da Strans que informou que depois da reforma na pavimentação do trecho, a sinalização do local não é mais de responsabilidade do órgão e sim da SDU/Sul.  
Procurado pela reportagem, o gerente de obras da SDU/Sul, Isaque Menezes, explica que a sinalização de trânsito em toda a capital é de responsabilidade da Strans, mas que por falta de recursos, a sinalização horizontal do cruzamento ficará a cargo da SDU.
“Até então nós só íamos fazer a pavimentação, mas com isso fizemos solicitação do aditivo está em análise e é preciso ser aprovado pela Caixa Econômica para que possamos colocar a cancela por exemplo. Até agora não há nenhuma previsão”, disse.

fonte www.portalaz.com.br