"Fiz o dever de casa", diz Sarah Menezes ao vencer final de Campeonato Brasileiro
Por meio do Ranking Nacional Sênior, piauiense retorna à seleção brasileira principal para 2018.
"Fiz o dever de casa", disse a campeã olímpica Sarah Menezes (48kg), que conquistou a medalha de ouro no peso ligeiro ao derrotar a carioca Larissa Farias no Golden Score durante o Campeonato Brasileiro Sênior de Judô. Com a vitória, a judoca piauiense assume a liderança do ranking nacional da categoria e garantiu ainda seu lugar na seleção brasileira de volta ao peso ligeiro depois de um ano de testes no meio-leve (52kg).
O Campeonato Brasileiro Sênior de Judô chegou ao fim neste domingo (12), classificando 14 atletas para a seleção brasileira principal para 2018 por meio do Ranking Nacional Sênior. Essa foi a última competição do ano que contou pontos para o Ranking Nacional e os líderes se garantiram no time principal do Brasil para o ano que vem.
A última vez que Sarah Menezes havia participado de um processo seletivo para seleção brasileira foi em 2007, quando venceu a disputa e dominou a categoria desde então.
"O Judô brasileiro está evoluindo muito, estão aparecendo novas meninas fortes no cenário nacional e, para meu retorno à seleção foi de extrema importância participar tanto do Troféu Brasil, quanto do Brasileiro. Nesse ano eu estava com a cabeça bem em dúvida em relação às duas categorias, até que bati o martelo para voltar, fiz um trabalho sério na parte nutricional e tive que participar dessas duas competições nacionais para garantir, mais uma vez, a minha vaga na seleção brasileira no peso ligeiro", explicou a judoca piauiense.
As finais de todas as categorias foram disputadas neste domingo, 12, no Centro Pan-Americano de Judô, e as eliminatórias foram no sábado, 11. No feminino, além de Sarah Manezes, a liderança do Ranking ficou com Camila Yamakawa (+78kg), Nathália Parisoto (78kg), Barbara Timo (70kg), Alexia Castilhos (63kg), Tamires Crude (57kg) e Jéssica Pereira (52kg).
Nas redes sociais, Sarah comemorou o título, além de celebrar o ouro conquistado pelo também piauiense, Stanley Torres no peso-leve masculino. "Parabéns Piauí! Fomos guerreiros… Campeões!! Obrigada pela torcida!", escreveu.
No masculino, também se destacaram os judocas Jonas Inocêncio (+100kg), Renan Nunes (100kg), Eduardo Bettoni (90kg), João Pedro Macedo (81kg), Alex Pombo (73kg), Diego Santos (66kg) e Raphael Miaque (60kg) lideraram o Ranking Nacional e se classificaram para a equipe principal. Bettoni, Macedo e Miaque já haviam garantido suas vagas no sábado, quando se classificaram para as finais.
A próxima competição classificatória para a equipe nacional será a Seletiva Tóquio 2020 - Etapa II, que acontecerá também no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, no dia 12 de dezembro. Pariticiparão dessa competição, os judocas ranqueados de 2º a 9º lugar em suas respectivas categorias, além de atletas convidados pela comissão técnica da CBJ.