sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Projeto aumenta o número de atendimentos de crianças com transtornos de aprendizado

Projeto aumenta o número de atendimentos de crianças com transtornos de aprendizado

Colmeia do Aprender teve início em maio
Projeto aumenta o número de atendimentos de crianças com transtornos de aprendizado
Créditos: Ascom/Semec
Colmeia do Aprender é o nome do projeto criado a partir da união de parceiros interessados em ajudar alunos das escolas públicas municipais a superarem dificuldades de aprendizagem. Juntas, a Prefeitura de Teresina, através do Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar (CMAM), a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e a Associação Brasileira de Psicopedagogia/Secção PI (ABPp) estão oferecendo atendimentos psicopedagógico gratuito e de qualidade para as crianças.


O projeto teve inicio em maio e já vem contabilizando vários avanços. Nesta última quinta-feira (23), a equipe esteve visitando a Escola Municipal Professor José Gomes Campos, para conversar com professores de alunos que estão sendo acompanhados pelo projeto. O objetivo da visita é acompanhar de perto os avanços que as crianças com transtornos de aprendizagem vêm conquistando.


“É bastante importante conversar com o professor sobre as evoluções e avanços de cada criança que esta participando do projeto Colmeia do Aprender. As crianças com dificuldade de aprendizagem precisam ter esse acompanhamento de perto, tanto da escola, como da família e do psicopedagogo. Quando o acompanhamento é realizado, a crianças avança em todos os aspectos”, explica Maria Delfina da Silva, psicopedagoga da ABPp.


Atualmente, o Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar (CMAM), coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) e Fundação Municipal de Saúde (FMS), acompanha alunos que apresentam transtornos de aprendizagem, oferecendo consultas médicas com uma equipe de profissionais diversos, os estudantes participam de atividades que buscam o desenvolvimento de suas habilidades.


Desde abril de 2017, quando começaram os atendimentos no Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar, até julho deste ano, em media 1.046 alunos da Rede Pública de Ensino foram atendidos. Em um total de 280 unidades de ensino, com 1.797 atendimentos médicos e 15.004 sessões terapêuticas multidisciplinares.


Segundo a diretora do CMAM Daniela Escórcio, o Centro ganha força com as parcerias. “O projeto permite a ampliação do atendimento. É muito bom poder unir forças com quem tem os mesmos objetivos, garantir melhor desempenho acadêmico e qualidade de vida para essas crianças”, comenta Daniela.

Colmeia do Aprender

O projeto Colmeia do Aprender teve início no dia 21 de maio e inicialmente atende 16 alunos de escolas municipais da zona Norte, três vezes por semana. A proposta é também conversar com as famílias e evolvê-las como parte essencial no processo.


Na prática, os estudantes diagnosticados com a necessidade são encaminhados para receberem atendimento do Núcleo de Desenvolvimento e Apoio Psicopedagógico (NUDAP) por profissionais capacitados cedidos pela Associação de Brasileira de Psicopedagogia/Secção PI (ABPp), que realiza visitas também nas unidades de ensino para acompanhar todos os avanços e conquistas..

fonte http://www.portalpmt.teresina.pi.gov.br