sexta-feira, 5 de abril de 2019

Membro do Ministério Público promove reunião com autoridades sobre processo de escolha de conselheiros tutelares

Membro do Ministério Público promove reunião com autoridades sobre processo de escolha de conselheiros tutelares

Pessoas de pé sorrindo

Dando continuidade aos trabalhos de orientação aos gestores públicos sobre o processo eleitoral para conselheiros tutelares, o promotor de Justiça Glécio Setúbal se reuniu com os prefeitos, os secretários de assistência social e os presidentes dos conselhos municipais da criança e do adolescente dos municípios de Barras, Boa Hora e Cabaceiras. As eleições devem acontecer, em todo território nacional, no dia 6 de outubro deste ano.
Durante a reunião de ontem, 4 de abril, o titular da 2ª Promotoria de Justiça de Barras, ressaltou para os gestores a importância e função do Conselho Tutelar. Sobre o processo de escolha dos seus membros, Setúbal informou os prazos sugeridos no calendário de atividades fornecido pelo CAODIJ – Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude, para a realização da eleição dos conselheiros tutelares.

Dois homens sentados atrás de uma mesa

Outro ponto abordado pelo promotor de Justiça foi a possibilidade de ser exigida a aprovação em teste de conhecimento sobre o ECA (Estatuto da Criança e Adolescente), para os candidatos ao cargo de conselheiro tutelar. Essa exigência deve ter previsão em lei municipal. Glécio Setúbal finalizou a reunião falando, ainda, sobre os benefícios da votação eletrônica, a importância dos gestores fornecerem as condições para o trabalho dos conselheiros tutelares. Ele distribuiu a cartilha, a minuta de edital, modelos das resoluções pertinentes ao pleito, orientações e documentos para concessão de urna eletrônica pela TRE/PI (Tribunal Regional Eleitoral do Piauí) e o calendário de atividades fornecido pelo CAODIJ.

Pessoas sentadas

Em março, a promotora de Justiça Lia Burgos, coordenadora do CAODIJ, promoveu reunião com representantes do CEDCA (Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente), da Sasc (Secretaria Estadual de Assistência Social); da Acontepi (Associação de Conselheiros Tutelares do Piauí) para acompanhar e orientar os trabalhos do processo eleitoral.

fonte http://www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI