segunda-feira, 29 de julho de 2019

HGV realiza procedimento complexo utilizando equipamento de última geração

HGV realiza procedimento complexo utilizando equipamento de última geração

O diretor-geral, Gilberto Albuquerque, disse que o uso de técnicas minimamente invasivas tem mudado o acesso cirúrgico dos profissionais

Solinan Barbosa
(Solinan Barbosa)
O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou, na tarde desta segunda-feira (29), uma adrenalectomia por videolaparoscópia utilizando equipamento de última geração adquirido pela Fundação Piauienses de Serviços Hospitalares (Fepiserh). Para o diretor-geral, Gilberto Albuquerque, o uso de técnicas minimamente invasivas tem mudado o acesso cirúrgico dos profissionais do HGV, proporcionando segurança ao paciente e uma recuperação mais rápida.
Segundo o cirurgião Urológico, Aurus Dourado, que realizou o procedimento, se a cirurgia tivesse sido feita de forma convencional, "aberta", teria tido uma incisão muito grande, provocando muita dor ao paciente, maior risco de morbidade e um tempo de internação e recuperação longo. “A cirurgia através de video, tem pequenas incisões, utilizando câmeras e trocateres (instrumento utilizado para se penetrar a cavidade abdominal sem necessitar cortar os músculos). Com isso, a gente acessa a cavidade abdominal e retira apenas a lesão, com um mínimo de sangramento e uma recuperação mais rápida para o paciente”, explica o cirurgião.
Para o coordenador do centro cirúrgico, Aderivaldo Andrade, a aquisição desse equipamento foi fundamental para o avanço das cirurgias urológicas e das outras especialidades. “O equipamento também possibilitou uma melhoria na formação dos médicos residentes”, explica.

fonte http://www.pi.gov.br