Fotos: Renato Andrade
O Arcebispo Metropolitano de Teresina, Dom Jacinto Brito, afirmou nesta quinta-feira (16) que vai continuar com a prestação de serviço para a comunidade, após sua saída do comando da Arquidiocese de Teresina.
Ele vai deixar a administração, pois os bispos e arcebispos são aposentados de forma compulsória pelo Vaticano quando completam 75 anos. O religioso alcançou a idade nesta quinta-feira.
Ao portal, Dom Jacinto explicou que ainda é muito cedo para tratar sobre o assunto, pois o processo ainda deve passar pelo Papa Francisco.
"Aos 75 anos o bispo tem que pedir a licença de se ausentar do cargo, mas o papa ainda vai conceder a data, mas só sou dispensado da função e não dispensado de ser padre e bispo, apenas de administrar a diocese. Você continua com as mesmas funções que tinha antes, menos a administrativa, o que sem dúvida é um alívio para quem administra uma instituição", afirmou.
Ele destacou que, mesmo com a aposentadoria, vai continuar com a prestação do serviço social para a comunidade.
"Agradeço a Deus pelos 75 anos de vida e poder dizer continuamente ao senhor muito obrigada pela vida, e por tantas pessoas que entraram na minha vida, e hoje formamos só um corpo e vamos continuar caminhando nas estradas de Jesus", finalizou.
Dom Jacinto Brito está à frente da Arquidiocese de Teresina desde 2012. Durante o período, realizou diversas ações voltadas para fortalecer os trabalhos de evangelização e as ações sociais da Igreja Católica em Teresina e cidades vizinhas.
Biografia
Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho nasceu em Bacabal (MA) no dia 16 de junho de 1947. Realizou seus primeiros anos de estudos no Grupo Escolar Osvaldo Aranha (1ª a 4ª séries) e no Colégio Nossa Senhora dos Anjos (5ª a 8ª séries), em Bacabal. Fez estudos secundários no Seminário Santo Antônio, em Campina Grande. Estudou Filosofia no Seminário Provincial de Fortaleza e no Seminário Regional do Nordeste, em Recife. Cursou Teologia no Seminário Regional do Nordeste, em Recife. Possui formação em psico-pedagogia.
Jacinto Brito foi ordenado padre no dia 15 de janeiro de 1972, em Bacabal. Foi pároco na Paróquia de São Benedito em Pedreiras, no período de 1972 a 1994. Foi membro do Conselho Pastoral Diocesano (1972-1980); membro da Comissão Nacional do Clero (1980-1983); membro do Colégio de Consultores da Diocese (1984-1994); Vigário Geral da Diocese (1990-1995). Foi reitor do Seminário Interdiocesano de Santo Antônio, em São Luís (1995-1998), onde também ensinou a disciplina prática sacramental.
Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho foi nomeado bispo de Crateús pelo Papa João Paulo II, em 18 de fevereiro de 1998. Recebeu a ordenação episcopal no dia 24 de maio de 1998, em Crateús, das mãos de Dom Antônio Batista Fragoso e de Dom Paulo Eduardo Andrade Ponte e Dom Pascásio Rettler, OFM. No dia 22 de fevereiro de 2012 o Papa Bento XVI o nomeou arcebispo de Teresina.
Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho é o 2º bispo diocesano de Crateús, sucedeu a Dom Antônio Batista Fragoso. É o 7º arcebispo de Teresina, sucedendo a Dom Sérgio da Rocha.
fonte cidadeverde.com