O bairro Nova Brasília, zona norte de Teresina, em breve vai receber uma área totalmente urbanizada e transformada. O local que hoje é utilizado para depósito irregular de lixo, vai receber diversos equipamentos para prática de esportes, lazer e socialização da comunidade. A obra, que será executada pelo Viver+Teresina, contempla projeto de paisagismo, que tem o objetivo de melhorar o microclima para quem frequenta o local e para a população que mora no entorno.
“Em todos os nossos projetos, temos a preocupação com o microclima do local porque um dos efeitos das mudanças climáticas em nossa cidade é justamente o aumento da temperatura média. Nós já estamos aquecendo duas vezes mais rápido que o restante do mundo. Então, precisamos enfrentar esse problema e uma das nossas soluções é melhorar a cobertura vegetal nas áreas em que estamos atuando”, afirma Bruno Quaresma, diretor geral do Viver+Teresina.
Para a obra que será iniciada no Nova Brasília, que compreende o trecho da rua Anísio Pires com a rua Santa Inês até a rua Radialista Jim Borralho, nas proximidades do terminal de integração da Rui Barbosa e a UBS da Nova Brasília, está previsto o plantio de cerca de 60 novas mudas de árvores.
“Estamos programando o plantio de mudas já grandes, tanto frutíferas como nativas. Verificamos a situação das árvores que já existem no local e programamos o que iremos fazer para que a arborização do local seja a mais adequada”, afirma Zelinda Oliveira, bióloga do Viver+Teresina.
O projeto foi discutido e aprovado pela população em encontro ocorrido em abril. Nele, estão previstas a instalação de mesa de concreto para prática de futmesa, que é uma modalidade que vem sendo difundida em vários bairros da capital; academia de musculação de concreto; mesa de concreto para tênis de mesa, equipamento que já vem sendo experimentado em outras praças com sucesso; quadra poliesportiva coberta com duas arquibancadas; quadra de vôlei de areia, modalidade bastante apreciada pela população; playground com brinquedos de madeira, além de bancos, iluminação pública, arborização e outras melhorias.
O processo licitatório foi concluído na semana passada pela Secretaria Municipal de Administração e, em breve, o contrato será assinado pelo secretário municipal de Planejamento e Coordenação, João Henrique Sousa. Orçada em quase R$ 3 milhões, com recursos da CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina, a obra prevê a implementação de equipamentos públicos inovadores para a prática esportiva e socialização.
fonte pmt.pi.gov.br