Os integrantes do Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e Controle de Queimadas estiveram reunidos hoje, 12 de setembro, para discutir a situação dos incêndios no Piauí. A promotora de Justiça Áurea Madruga, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoma/MPPI), representou o Ministério Público do Piauí no encontro de trabalho. A reunião aconteceu na sede do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, em Teresina.
Fazem parte do comitê instituições e órgãos estaduais e federais, como o Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semar), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Associação Piauiense de Municípios (APPM), entre outros.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros falou sobre o trabalho que a corporação tem feito. Ele destacou que o Governo do Estado está adquirindo veículos e equipamentos para o combate aos incêndios. Segundo o coronel José Rêgo, o Estado está fazendo um investimento na ordem de 25 milhões de reais.
Os membros do comitê definiram que vão compartilhar entre si os cronogramas das ações e atividades que cada órgão pretende desenvolver para promover a educação ambiental e o enfrentamento aos incêndios. Ficou acertado, ainda, que o comandante-geral vai elaborar e apresentar uma proposta de regimento interno para regulamentar o funcionamento do comitê. A chefia do Corpo de Bombeiros assumiu o compromisso, também, de encaminhar ao Caoma/MPPI a lista dos municípios que já receberam treinamentos de brigadistas.
Comitê de Prevenção e Combate a Incêndios
O colegiado foi criado em outubro de 2018, por meio do Decreto Estadual nº 13.263. O comitê tem entre outros objetivos trabalhar para fortalecer e articular as ações e as políticas de educação, prevenção, monitoramento, controle de queimadas, fiscalização e incêndios florestais; sistematizar, disponibilizar e dar publicidade à sociedade das informações relativas a incêndios florestais e queimadas no Estado do Piauí, assim como das ações do comitê.
fonte www.mppi.mp.br
Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI