Jorge Lopes chegou a ensaiar uma pré-candidatura própria à Prefeitura de Teresina, mas não recebeu apoio do bloco político.
O ex-secretário de Comunicação da Prefeitura de Teresina, Fernando Said, assumiu a presidência da federação partidária PSDB/Cidadania. A condução ao controle do bloco político foi oficializada nesta segunda-feira (15), durante convenção.
Além da nova presidência, a federação também manifestou apoio à pré-candidatura do deputado estadual, Fábio Novo (PT), à Prefeitura de Teresina. O então presidente da aliança PSDB/Cidadania, Jorge Lopes, foi destituído da função após intervenção da presidência nacional da federação.
Jorge Lopes chegou a ensaiar uma pré-candidatura própria à Prefeitura de Teresina, mas não recebeu apoio do bloco político.
O novo presidente, Fernando Said – aliado de primeira hora do ex-prefeito Firmino Filho – negou que a aliança com o PT seja incoerente com a história dos tucanos na capital.
“Eu lembro que, no passado, nós fizemos uma aliança com o antigo PFL, que era um contraponto das divergências do PSDB. É assim que se faz política, dentro das divergências”, pontuou Said.
Nas eleições de 2002, o extinto PFL e PSDB forjaram uma aliança para disputar o Governo do Piauí, com Hugo Napoleão – cabeça de chapa e Fernando Said, na condição de vice. A chapa foi derrotada por Wellington Dias (PT), que conquistou o primeiro mandato ao Palácio de Karnak.
Intervenção ministerial
O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, foi peça fundamental para dar pontos finais ao acordo político. Segundo Fábio Novo, o ministro articulou o apoio ao petista após reunião com a executiva nacional da federação.
“Em política, o que vale é o diálogo. Eu diálogo também com forçar que compõem a oposição ao Governo Rafael. Quando você consegue dialogar, isso é o que prevalece. O ministro teve um papel fundamental”, afirmou.
fonte portalclubenews.com