O alerta vigora até terça-feira às 10h, e o órgão reitera que a população deve seguir as medidas preventivas
O Centro de Gerenciamento de Risco da Secretaria da Defesa Civil (Sedec), com base em dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu um alerta laranja para chuvas intensas em todo o estado do Piauí. As precipitações, previstas para esta segunda-feira (6), podem variar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhadas de ventos fortes (60 a 100 km/h). O alerta segue válido até terça-feira (7), às 10h, e aponta riscos de alagamentos, quedas de galhos de árvores, cortes de energia e descargas elétricas.
De acordo com Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, o estado será impactado por dois sistemas atmosféricos importantes: a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Ambos os fenômenos devem provocar instabilidades climáticas, especialmente nas regiões fronteiriças com Ceará, Bahia e Pernambuco.
"Nós temos um ensaio de aproximação de dois sistemas atmosféricos vigorosos, dois grandes corredores de umidade. Pelo norte, a aproximação de um pulso da Zona de Convergência Intertropical, que é o maior sistema promotor de chuvas do Nordeste, que deve provocar instabilidades na faixa norte. Ao sul, nós temos um sistema frontal, as Acas, a Zona de Convergência do Atlântico Sul, que deve instabilizar todos os municípios limítrofes", explicou o meteorologista.
Atenção redobrada para Picos
A Defesa Civil destacou o município de Picos, que recentemente sofreu com alagamentos, como uma área de maior risco. "Chama a atenção o caso de Picos, onde nós podemos ter episódios de chuva significativa ou chuva volumosa nas próximas 24 e 48 horas”, afirmou Werton Costa.
A Defesa Civil orienta a população a adotar medidas de segurança para minimizar riscos:
- Evite trafegar em pistas alagadas ou inundadas.
- Pare o veículo caso a chuva esteja muito forte.
- Não atravesse enxurradas ou áreas inundadas.
- Evite se aproximar de cabos elétricos molhados ou arrebentados.
- Não permaneça em áreas abertas ou sob árvores isoladas.
- Evite locais altos, como topos de morros ou prédios, durante tempestades.
- Não estacione veículos próximos a árvores ou linhas de energia elétrica.
Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelos números 199 ou (86) 99495-9620, enquanto o Corpo de Bombeiros atende pelo telefone 193.
Fonte:www.portalaz.com.br, com informações Defesa Civil | Inmet