Tribunal de Justiça aceitou a denúncia oferecida pelo Ministério Público. Maria dos Aflitos e Francisco de Assis se tornaram réus por oito homicídio e três tentativas de homicídio.
Maria dos Aflitos da Silva e Francisco de Assis Pereira da Costa, a avó e o padrasto acusados de envenenarem a família inteira em Parnaíba, se tornaram réus após o Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) aceitar a denúncia oferecida pelo Ministério Público (MPPI). O inquérito que serviu de base para o oferecimento da denúncia foi conduzido pelo delegado Abimael Silva e o escopo da investigação comprovou, inclusive com confissões, que Maria dos Aflitos e Francisco premeditaram o envenenamento dos filhos, enteados e netos ocorridos em agosto de 2024 e janeiro de 2025.
A denúncia foi oferecida pelo promotor de Justiça Silas Sereno Lopes, da 5ª Promotoria de Parnaíba. Francisco de Assis e Maria dos Aflitos foram denunciados pela prática de oito homicídios qualificados e três tentativas de homicídio qualificados. As vítimas dos crimes foram:
- João Miguel da Silva – neto de Maria dos Aflitos
- Ulisses Gabriel da Silva – neto de Maria dos Aflitos
- Lauane Fontenele – neta de Maria dos Aflitos
- Maria Gabriela da Silva – neta de Maria dos Aflitos
- Igno Davi da Silva – neto de Maria dos Aflitos
- Francisca Maria da Silva – filha de Maria dos Aflitos e enteada de Francisco de Assis
- Manoel Leandro – filho de Maria dos Aflitos
- Maria Jocilene – vizinha da família

Ao aceitar a denúncia e tornar réus Maria dos Aflitos e Francisco de Assis, o juiz Willmann Izac Ramos Santos determinou a citação dos acusados. A defesa deles tem agora dez dias para se pronunciar nos autos do processo. O magistrado destacou em sua decisão que a investigação apresenta diversos elementos periciais e analise de local de crime com provas documentais, depoimentos, dados de aparelhos celulares e a confissão parcial de Maria dos Aflitos.
O juiz classificou o caso como “um dos maiores, senão o maior caso criminal de envenenamento familiar doloso ocorrido no Piauí e no Brasil”.
Indiciamento por 23 crimes
Ao todo, Maria dos Aflitos e Francisco de Assis foram indiciados por 23 crimes. A polícia concluiu o inquérito no último dia 06 de março e remeteu os autos à justiça. Os delitos dos quais eles foram acusados podem somar mais de 300 anos de prisão.
Veja abaixo as acusações que pesam contra Francisco e Maria dos Aflitos:
- Maria dos Aflitos: quatro homicídios triplamente qualificados, quatro feminicídios, duas tentativas de feminicídio, uma tentativa de homicídio triplamente qualificado e uma denunciação caluniosa.
- Francisco de Assis: quatro homicídios triplamente qualificados, três feminicídios, duas tentativas de feminicídio, uma tentativa de homicídio triplamente qualificado e um crime de fraude processual.