terça-feira, 23 de setembro de 2025

Corregedoria do Foro Extrajudicial do Tribunal de Justiça do Piauí firma acordo inédito com empresa de tecnologia para regularização fundiária e ambiental

 Nesta terça-feira, 23 de setembro, a Corregedoria do Foro Extrajudicial do Tribunal de Justiça do Piauí e a startup Terra Analytics firmaram um Acordo de Cooperação Técnica para integrar a plataforma Terra Analytics às ações de regularização fundiária e ambiental em todo o Estado.

 

A assinatura foi conduzida pelo desembargador Hilo de Almeida, da Corregedoria do Foro Extrajudicial, e pelo CEO da Terra Analytics Richard Torsiano, marcando um avanço inédito na aplicação de tecnologia de inteligência territorial em apoio direto ao Judiciário e ao Executivo.

 

 

A parceria integra dados geoespaciais e cadastros rurais para dar mais agilidade, precisão e transparência às ações de regularização em todo o estado. A primeira cidade onde o trabalho será realizado é Guaribas.

 

“Ano passado, fizemos um trabalho pioneiro em Guaribas de regularização fundiária onde todos os habitantes receberam o documento do seu imóvel e agora o município sai na vanguarda mais um vez. O que esperamos é fazer de Guaribas uma referência para o restante do país e levar direitos para as pessoas mais humildes da população”, explica o Corregedor do Foro Extrajudicial, Desembargador Hilo de Almeida.

 

 

A Terra Analytics é uma plataforma de gestão fundiária, ambiental e de inteligência territorial que integra dados de satélite, georreferenciamento, informações cartoriais e registros ambientais. A ferramenta fornece relatórios e painéis interativos para apoiar decisões de órgãos públicos e privados e agilizar o cadastro ambiental em todo o Estado do Piauí.

 

“Com a plataforma é possível garantir que juízes, cartórios e órgãos de fiscalização tenham acesso a análises geoespaciais em tempo real para acelerar decisões e prevenir conflitos fundiários. Essa é a mesma base de dados do Governo Federal, todos os créditos agrícolas do Banco Central estão nessa base, para ter acesso à todas as informações sobre o imóvel basta um click”, explica Richard Torsiano, da Terra Analytics.


fonte www.tjpi.jus.br