Reservatório rompido não passava por manutenção, afirmam famílias
ÁGUA BRANCA: Árvore pode ter afetado pilastra que caiu e provocou o desmoronamento, deixando três feridos.
O reservatório que rompeu no município de Água Branca (a 90 km de Teresina) estava sem manutenção, segundo denuncia de moradores que moram no entorno da caixa d’água, no bairro Poeirão.
Fotos: Evelin Santos/Cidadeverdec.om
O secretário de Meio Ambiente, Antônio José Sales, destacou que a obra precisava de manutenção para evitar o que aconteceu.
Ele disse que a Prefeitura está fazendo um levantamento para identificar a construtora que fez a obra no ano de 2001.
O desmoronamento da caixa d’água de 250 mil litros ocorreu ontem(05), às 17h30, destruindo três casas e ferindo três pessoas. Uma das pilastras cedeu o que levou ao desmoronamento de toda a estrutura.
“É necessário saber se foi feito um estudo geológico da área de compactação do solo”, destacou.
O secretário disse que havia uma árvore de angico branco com mais de três metros ao lado e que a raiz pode ter afetado a caixa d’água. “O angico branco tem raízes profundas que procuram espaço no solo e isso deixa a área fofa e afeta a estrutura de compactação do solo”, explicou Antônio Sales, que também é engenheiro agrônomo.
Ele garantiu que as casas serão reconstruídas e que a Prefeitura está dando assistência às famílias desabrigadas.
A casa que fica ao lado do reservatório teve paredes destruídas e moveis arrastadas, deixando um rastro de destruição. O veículo Celta, que estava na residência foi arrastado por 50 metros.
Quatro bairros estão sem água: Poeirão, Morada do Sol, Nova Brasília e Alto dos Catarinas. O presidente da Agespisa, José Augusto Nunes, informou que a empresa irá construir uma rede alternativa para voltar o abastecimento de água esses bairros.
A área está isolada, pois técnicos da Polícia Civil que estão fazendo a perícia nesta manhã.
fonte cidadeverde.com