domingo, 29 de junho de 2014

Handebol Atletas do Caic Balduíno são recebidos com festa


Handebol

Atletas do Caic Balduíno são recebidos com festa

O Caic Professor Balduíno Barbosa de Deus, nome da escola pública estadual onde os atletas estudam, conquistou o vice-campeonato ao representar o Brasil no Mundial Escolar de Handebol.

Vila Bandeirantes, zona Leste de Teresina. Foi de lá, da comunidade na periferia da capital piauiense, que surgiu o time de handebol que conquistaria o mundo. O Caic Professor Balduíno Barbosa de Deus, nome da escola pública estadual onde os atletas estudam, conquistou o vice-campeonato ao representar o Brasil no Mundial Escolar de Handebol, realizado na Turquia. 
Imagem: DivulgaçãoCaic Balduíno(Imagem:Divulgação)Caic Balduíno
Após a disputa na final contra a Alemanha, na última sexta-feira (27), que marcou a conquista do segundo lugar no campeonato, o técnico Giuliano Ramos e seu time desembarcaram em Teresina na madrugada deste domingo (29). Nesta manhã, eles foram recebidos com festa no prédio da escola, onde amigos, familiares e torcedores da equipe prestigiaram e parabenizaram o desempenho dos garotos no mundial. Com cartazes, faixas e gritos de “É campeão”, o Caic sente que foi um segundo lugar com sabor de primeiro.

“A oitava colocação em 2012 foi algo inesperado, pois não tínhamos noção de como era disputar um mundial. Essa experiência nos ajudou, junto com o apoio do nosso técnico, a focar mais e buscar melhores resultados. Nós mostramos o que sabemos fazer e, graças a Deus, conseguimos o segundo lugar no mundial”, afirmou Euzébio Henrique, de 17 anos, que se destacou como um dos melhores jogadores da competição.

Ao todo, 14 atletas e a comissão técnica estiveram em Trabzon, na Turquia, disputando o campeonato. Lá, eles mostraram a força e a garra do handebol piauiense, passando em todas as fases até chegar à grande final. O Caic venceu equipes da Eslováquia, Sérvia, Húngria, o time B da Turquia e a Dinamarca. Eles perderam para o time A dos donos da casa na primeira fase e para a Alemanha na final, garantindo a segunda colocação.
Imagem: DivulgaçãoComemoração(Imagem:Divulgação)Comemoração
Edméia Paixão, diretora da 20ª Gerência Regional de Educação (GRE), a qual a escola dos atletas é jurisdicionada, marcou presença na recepção e falou do orgulho de acompanhar o desempenho dos garotos na sala de aula e nas quadras. “É uma felicidade imensa acompanhar esses meninos. Esta é uma conquista inédita para o Piauí e para o Brasil. Eles não são campeões só nas quadras, eles também melhoram seus resultados e o comportamento dentro da escola”, destacou.

Exemplo

O time de handebol do Caic Balduíno tem mostrado que os alunos da rede pública podem alcançar grandes resultados e ser orgulho para todo o Piauí. Entre os títulos mais importantes da equipe estão: tri-campeão da Copa Nordeste de Seleções Cadete Masculino; medalha de ouro nas Olimpíadas Escolares Masculino; tri-campeão da Copa Nordeste Juvenil Masculino; 1º lugar no Campeonato Brasileiro Escolar; 3º lugar do Campeonato Brasileiro de Clubes Juvenil; 8º lugar no Campeonato Mundial Escolar de Handebol; duas vezes: vice-campeão do Campeonato Brasileiro de Clubes Cadete Masculino, e, agora, o segundo lugar no Mundial Escolar.

“É um resultado inédito, um sonho conquistado. É muito difícil descrever essa sensação. Enfrentamos as maiores escolas de handebol do planeta e batemos em muitas delas, jogando de igual para igual. Pra nós, essa conquista não nos coloca como vices e, sim, como campeões”, frisou, emocionado, o técnico Giuliano Ramos.

A equipe não para. Agora, eles já pensam nos Jogos Escolares da Juventude e nos do Nordeste, que acontecerão em Teresina.

Dona Raimunda Lopes, mãe do goleiro Valdir Filho, contou que se sente orgulhosa do desempenho do filho, por conseguir conciliar o esporte com os estudos. “Desde que o meu filho entrou na equipe, ele estuda e passa de ano direto. Eles têm muita disciplina para tudo. Horário certo para cada coisa. Eu, como mãe, fico muito orgulhosa de ver meu filho no caminho certo e alcançando grandes conquistas”, concluiu Raimunda.

Na próxima segunda-feira (30), às 11h, os garotos serão recebidos pelo secretário de Estado da Educação e Cultura, Alano Dourado. Lá, eles receberão uma premiação e homenagem do gestor pelo ótimo desempenho ao representar o Piauí e o Brasil no Mundial Escolar de handebol.

fonte gp1