terça-feira, 29 de julho de 2014

Conab retém milho para criadores de cidades fora do decreto de emergência


Conab retém milho para criadores de cidades fora do decreto de emergência

Criadores de Teresina e das cidades que não incluíram nos decretos de emergência, estão sem poder adquirir milho na Conab, porque, pela recente portaria ministerial editada em Brasília, o produto só será destinado aos municípios afetados pela seca. Isso ocorre no Piauí e nos demais Estados abrangidos pela Sudene.


A superintendência da Conab em Teresina está com quatro mil toneladas de milho estocadas em seus armazéns sem poder repassar para os criadores, gerando uma grande insatisfação nos consumidores que chegam inclusive ameaçar saquear os armazéns da companhia. 

Ouvido pelo Portal AZ em Brasília, o superintendente nacional de Abastecimento da Conab, Vilson gauche explicou que essa determinação de só vender milho a preço subsidiado para criadores da região da seca não é da Conab, mas mediante portaria editada em 17 de julho último. 

Vilson Gauche informou que não estando na área de abrangência da emergência, os criadores podem adquirir o milho a preço de mercado, portanto, diferenciado do preço estipulado por força do subsidio que o governo federal concede. 

O superintendente informou também que solicitou todos os cadastros à regionais da Conab para tentar mudar a situação na próxima reunião que terá com os órgãos de controle, possivelmente já na segunda-feira (04).
fonte portal az